metropoles.com

Mudança em nota de corte elimina 100 aprovados no concurso do CBMDF

Cerca de 30% da turma foi reprovada após a mudança considerada ilegal pelos alunos do curso

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
CBMDF/Divulgação
CBMDF
1 de 1 CBMDF - Foto: CBMDF/Divulgação

A mudança da nota de corte dentro do mesmo concurso para a formação de novos bombeiros militares no DF virou motivo de controvérsia e até alvo de Projeto de Decreto Legislativo (PDL) na Câmara Distrital (CLDF). Cerca de 100 alunos da turma reprovada após a mudança considerada ilegal, alunos articulam uma maneira de corrigir o que chamam de “falta de isonomia” no processo.

O problema se concentra na chamada Verificação de Segunda Época (VSE), que é uma nova etapa de avaliação para os candidatos que não atingem a nota 7 na Verificação Corrente (VC).

Nas primeiras turmas formadas pelo Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) aqueles que precisassem fazer a VSE e tirassem até a nota 5 seriam considerados aptos. Essa regra, instituída em 2018, acabou mudando a partir do ano passado.

Segundo a Instrução Normativa (IN) nº 2 de 2021, a nota mínima para um aluno ser aprovado na segunda prova virou 6. Em dezembro, uma nova IN aumentou novamente o corte para 7.

A primeira turma a ser atingida pela norma passou pelos testes neste segundo semestre. Dos mais de 300 candidatos, cerca de 100 acabaram eliminados por conta dessa alteração.

Outro ponto que chamou ainda mais a atenção dos aspirantes a bombeiro militar foi a pessoa responsável por autorizar a mudança.

Segundo argumentam, o Decreto nº 42.165, de 08 de junho de 2021, delega ao Comandante Geral do CBMDF a competência para editar o Regulamento de Preceitos Comuns aos estabelecimentos de ensino, e os regulamentos. As INs editadas, no entanto, foram assinadas pelo chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa, Ciência e Tecnologia.

Reclamação chegou à CLDF

Os alunos entraram em contato com o deputado distrital Roosevelt Vilela (PL), que é bombeiro, para buscar uma solução.

Na sessão dessa terça-feira (30/8), ele levou o problema ao Plenário. O parlamentar afirmou que encaminhou ofício ao comando geral da corporação para pedir explicações.

Em uma medida mais drástica, Roosevelt apresentou também um PDL com o intuito de sustar os efeitos da Instrução Normativa que aumenta a nota de corte.

O que diz o CBMDF

Procurada na tarde dessa quarta-feira (31/8), a assessoria de imprensa do CBMDF não havia respondido aos questionamentos da reportagem até a publicação da matéria. O espaço permanece aberto para eventuais manifestações.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?