metropoles.com

MPT quer inclusão de professores da rede privada em vacinação no DF

Órgão de controle estabeleceu prazo de cinco dias para resposta do GDF e avalia medidas judiciais para garantir a imunização dos educadores

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Vacina
1 de 1 Vacina - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Ministério Público do Trabalho (MPT) recomendou a vacinação contra a Covid-19 dos professores das escolas particulares, em conjunto com a imunização dos educadores da rede pública do Distrito Federal.

A recomendação foi enviada nesta quinta-feira (17/6) ao Governo do Distrito Federal (GDF). O Executivo local tem prazo de cinco dias para resposta. Em caso de negativa, o órgão de controle avalia a adoção de medidas judiciais.

O GDF anunciou a vacinação de todos os servidores dos colégios públicos. Desde então, o Sindicato dos Professores de Escolas Particulares do DF (Sinproep) cobra a inclusão dos educadores de instituições privadas na campanha de imunização.

Na avaliação do MPT, os educadores estão inseridos nos grupos prioritários de vacinação do Programa Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde, já que o documento do governo federal não faz distinção entre professores da rede pública e da particular.

“A imunização deve ser retomada imediatamente. Os professores estão colocando a vida em risco para cumprir a sua obrigação social com a população”, pontuou a presidente do Sinproep, Karina Barbosa.

Diferentemente das instituições de ensino públicas, as escolas particulares já retomaram as aulas presenciais.

Versão do GDF

Em coletiva no Palácio do Buriti, o secretário-chefe da Casa Civil do DF, Gustavo Rocha, afirmou que a Secretaria de Saúde, no âmbito da vacinação dos educadores, priorizará os profissionais da rede pública, em um primeiro momento.

Segundo Rocha, na sequência, o GDF vai retomar a vacinação dos professores particulares. O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, destacou que, na primeira etapa de vacinação, o governo focou nas creches.

“São 16 mil professores (nas creches) – tanto públicos como privados”, ressaltou. De acordo com o GDF, a maioria desses profissionais trabalha em instituições particulares.

A programação da vacinação dos professores de colégios particulares será divulgada conforme a chegada de novas doses de vacina ao DF.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?