MPF não encontra irregularidades em ginásio onde presos pela PF estão
Mais de 700 pessoas foram presas. A princípio, os presos ficam na Academia Nacional de Polícia Federal e MPF realizou vistoria no local
atualizado
Compartilhar notícia
Membros do Ministério Público Federal do Distrito Federal (MPF-DF) estiveram na Academia Nacional de Polícia Federal (ANP), nesta terça-feira (10/1), para conferir as condições das 727 pessoas custodiadas pela PF. Segundo eles, nenhuma irregularidade foi constatada no tratamento aos presos.
Participaram da inspeção os procuradores Anna Carolina Garcia, Caio Vaez, Carlos Henrique Lima, João Gabriel de Queiroz, Melina Flores e Peterson de Paula.
No relatório, eles apontaram que o local onde as pessoas estão custodiadas apresenta banheiros limpos e arejados, femininos e masculinos, bebedouros, refeitório, sala para vistorias separadas por sexo, local e equipes para atendimento médico de prontidão, além de sala para atendimento de advogados, aos quais foi franqueado livre acesso ao local.
Durante a inspeção, os procuradores encontraram cerca de 1 mil pessoas custodiadas no local. Enquanto alguns detidos eram submetidos aos procedimentos de identificação e lavratura das prisões em flagrante, outros aguardavam no ginásio ou em área verde próxima.
Segundo os membros do MPF, não foram identificadas crianças ou adolescentes no local, já que a PF liberou cerca de 599 pessoas desses grupos por questões humanitárias. Os demais custodiados, logo após a lavratura do auto de prisão em flagrante, eram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) e, em seguida, ao complexo penitenciário da Papuda ou à Colmeia, penitenciária feminina do DF.
Bolsonaristas se posicionam formando “SOS” na academia da PF
A equipe de procuradores relata que o tratamento dispensado pelos policiais tanto aos custodiados, quanto aos advogados é de muita cordialidade. Ressaltam, por fim, que o esforço logístico para dar andamento às milhares de prisões é notório. “Presenciamos o grande empenho de todos na prestação de um atendimento célere e respeitoso”, destacam.