MPF investiga conduta da PMDF durante atos de terrorismo na Esplanada
Instituição considera haver indícios de omissão por parte do alto comando da Polícia Militar do DF diante da invasão das sedes dos Poderes
atualizado
Compartilhar notícia
O Ministério Público Federal (MPF) abriu investigação acerca da conduta da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) durante os ataques terroristas bolsonaristas contra as sedes dos Três Poderes federais, no domingo (8/1).
A instituição informou que vai apurar se houve omissão do alto-comando da PMDF, a ponto de possibilitar ou facilitar a invasão do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF).
A investigação analisará as condutas do comandante da corporação, coronel Fábio Augusto Vieira, e das demais autoridades envolvidas na operação de combate aos atos de terrorismo.
Para a Coordenação de Controle Externo da Atividade Policial do MPF, o comando-geral da PMDF não adotou as medidas de segurança necessárias.
O Metrópoles entrou em contato com a PMDF para pedir posicionamento sobre a acusação, mas ainda não teve retorno. O espaço permanece disponível para eventuais manifestações.