metropoles.com

MPDFT questiona concessão de imunidade tributária ao UniCeub

Promotoria argumenta que o centro universitário não teria os requisitos exigidos para manter o benefício

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
UniCeub/Divulgação
uniceub
1 de 1 uniceub - Foto: UniCeub/Divulgação

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) ingressou com ação civil pública para suspender a imunidade tributária do Centro Universitário de Brasília (UniCeub).

O pedido tenta barrar decisão do Tribunal Administrativo de Recurso Fiscais (Tarf) do Distrito Federal, que liberou a entidade de pagar o Imposto Sobre Serviços (ISS). No período de janeiro de 2001 a dezembro de 2005, o valor ultrapassava R$ 35 milhões. Contudo, com atualizações, esse montante pode chegar a mais de R$ 70 milhões, segundo o MPDFT.

A ação foi protocolada na última sexta-feira (31/01/2020) e, na peça, a Promotoria de Justiça da Ordem Tributária (Pdot) argumenta que o centro universitário não teria os requisitos exigidos para ter o benefício da imunidade tributária. Mesmo assim, segundo os promotores, conseguiu decisão favorável no Tarf.

“Em verdade, todos os procedimentos administrativos demonstraram que a entidade nunca cumpriu os requisitos previstos no art. 14 do Código Tribunal Nacional. Dessa maneira, o Tribunal Administrativo desconstituiu uma autuação fiscal legítima, impondo prejuízos ao erário e criando limitações arbitrárias aos órgãos fiscalizadores do Fisco distrital”, argumentou a promotoria.

Se a Justiça anular as decisões Tarf que favoreceram o centro universitário, o auto de infração aplicado pelo Fisco do DF deverá ser novamente julgado. Com isso, a entidade pode ser condenada ao pagamento do tributo devido, de forma retroativa e ainda atualizada.

“O Ministério Público espera que a Justiça confirme que o UniCeub não possui os critérios para a imunidade e que anule as decisões do Tarf referentes à questão. Essa seria uma iniciativa inédita e necessária para que a legalidade prevaleça”, defende o autor do pedido, promotor Rubin Lemos.

À coluna, o centro universitário afirmou que “obteve, após perícia técnica judicial, o reconhecimento quanto ao cumprimento dos requisitos para a obtenção da imunidade tributária. O processo se encontra em fase recursal”, registrou..

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?