metropoles.com

MPDFT quer que servidor devolva quase R$ 100 mil recebidos ilegalmente

De acordo com a ação, o comportamento do servidor levou a enriquecimento ilícito e prejuízo ao erário

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
DANIEL FERREIRA/METRÓPOLES
MPDFT
1 de 1 MPDFT - Foto: DANIEL FERREIRA/METRÓPOLES

A 4ª Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde (Prosus) ajuizou ação de improbidade administrativa contra servidor da Secretaria de Saúde que abandonou o cargo, mas continuou recebendo o salário mensal. De novembro de 2018 a abril de 2021, ele foi pago mesmo sem cumprir as funções de Auxiliar Operacional de Serviços Diversos – Eletrocardiograma. Os valores recebidos indevidamente somam R$ 99.976,84.

Na ação, o Ministério Público pede que o servidor seja condenado a devolver, com juros e correção monetária, o valor recebido ilegalmente; que perca o cargo e os direitos políticos por até oito anos; que pague multa de até três vezes o valor recebido ilegalmente.

De acordo com a ação, o comportamento do servidor levou a enriquecimento ilícito e prejuízo ao erário, além de ofender os princípios da administração pública. O caso chegou à Prosus por meio de denúncia anônima.

Ausências injustificadas

Em novembro de 2018, o servidor havia solicitado licença sem vencimentos por três anos. Apesar de o pedido ter sido indeferido, ele deixou de comparecer à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na qual era lotado. Pela lei, 30 dias consecutivos de ausência injustificada já caracterizam o abandono do cargo.

Em dezembro de 2019, o Iges-DF, que administra as UPAs, devolveu o servidor à SES devido às faltas ao trabalho. Apesar disso, o pagamento do salário mensal só foi interrompido em abril de 2021, depois de ofício da Prosus à SES questionando a situação.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?