metropoles.com

MPDFT quer fiscalização mais rigorosa de distribuidoras de bebidas

Segundo força-tarefa, estabelecimentos funcionam além do horário permitido e continuam vendendo bebidas alcoólicas após hora definida

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Sede do TJDFT
1 de 1 Sede do TJDFT - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A força-tarefa do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) requisitou que o GDF intensifique a fiscalização do cumprimento dos protocolos contra a Covid-19 em distribuidoras de bebidas. A Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal) e a Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa) foram oficiadas nesta segunda-feira (12/4).

Até esta segunda, o horário para fechamento de bares é 19h e a venda de bebida alcoólica deve ser suspensa às 20h. A partir desta terça (13), os horários serão ampliados para 21h.

Inspeção realizada por peritos do MPDFT em diversos pontos do Distrito Federal constatou que bares e restaurantes têm cumprido as normas e horários estabelecidos pelo GDF. Poucas situações de aglomeração foram vistas, principalmente porque o número de frequentadores permanece baixo.

Nas distribuidoras de bebidas, segundo o MPDFT, a situação é diferente. Todos os estabelecimentos visitados descumpriram o decreto: funcionaram além do horário permitido e continuaram vendendo bebidas alcoólicas depois do horário.

A prática mais comum é baixar as portas e continuar vendendo por uma abertura na grade. Também houve aglomeração de consumidores nas proximidades desses locais.

O coordenador da força-tarefa, procurador de Justiça José Eduardo Sabo, ressalta que a colaboração da população tem feito a diferença. “Observamos um número bem menor de frequentadores nesses locais em comparação a inspeções anteriores. Apesar disso, ainda existem estabelecimentos descumprindo o decreto, razão pela qual requisitamos providências aos órgãos responsáveis”, explicou.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?