metropoles.com

MPDFT pede reposição de medicamento em falta há 2 anos na rede pública

Prosus cobra a retomada da oferta do Danazol 100 mg em 30 dias. Produto é usado para tratar endometriose e lúpus, entre outros males

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
MPDFT
1 de 1 MPDFT - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT) ajuizou ação civil pública (ACP) cobrando a reposição de estoque regular do medicamento Danazol 100 mg na rede pública do DF.

Segundo a 4ª Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde (Prosus), a medicação está em falta nas três farmácias de alto custo do DF desde abril de 2019.

O remédio é indicado para o tratamento de endometriose, púrpura trombocitopênica idiopática, angioedema associado à deficiência de C1 esterase e lúpus eritematoso sistêmico.

A Prosus cobra a retomada da oferta do medicamento no prazo máximo de 30 dias a partir da data da liminar. Também pede que pelos próximos seis meses o DF comprove a regularização do estoque e o início da entrega aos usuários.

Segundo a Prosus, a pasta afirmou que não obteve sucesso nos últimos três pregões eletrônicos para adquirir a medicação. Mesmo assim, para o órgão, medidas precisam ser tomadas para sanar o problema.

Outro lado

O Metrópoles entrou em contato com a Secretaria de Saúde do DF sobre o tema. A pasta encaminhou nota afirmando que busca a reposição do medicamento, mas ainda não teve sucesso.

Leia a nota completa:

A Secretaria de Saúde informa que o medicamento Danazol cápsula 100 mg teve a última ata válida em 2019, mas os últimos dois pedidos de aquisição não foram entregues pelo fornecedor. Desde então, o medicamento fracassou em quatro pregões eletrônicos.

No momento, o Danazol está inserido em um novo Processo Regular de Aquisição. A SES também possui um pedido emergencial, que teve abertura de Dispensa de Licitação sem recebimento de nenhuma proposta.

(Com informações do MPDFT)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?