metropoles.com

MPDFT pede que Papuda reserve 2 blocos para presos recém-chegados

Ministério Público quer que espaços estejam prontos em 10 dias para quarentena de detentos. Papuda tem 40 internos infectados com a Covid-19

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

O Núcleo de Controle e Fiscalização do Sistema Prisional (Nupri) do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) recomendou, nessa sexta-feira (17/04), que a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) separe pelo menos dois blocos que estão em construção no Complexo Penitenciário da Papuda para o isolamento dos presos recém-chegados.

Semanalmente, detentos são transferidos da Divisão de Controle e Custódia de Presos (DCCP) para o Centro de Detenção Provisória (CDP). O procedimento é chamado de “bonde” e chega a levar para a Papuda cerca de 100 presos por vez. A ideia é que os novos presos sejam isolados em outras instalações.

Segundo balanço mais recente, divulgado na noite de sexta-feira pela Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe), 40 presos na Papuda e 27 policiais penais testaram positivo para a Covid-19.

O MPDFT deu prazo de 10 dias à SSP para preparar os dois blocos que serão destinados ao cumprimento de quarentena dos apenados e 72 horas para informar ao Ministério Público sobre as medidas adotadas em cumprimento da recomendação.

De acordo com promotores do Nupri, a medida tem a finalidade de garantir que os internos positivos para a Covid-19, ou que tenham circulado em locais infectados, possam ser identificados e monitorados antes de terem contato com a massa carcerária.

Suspensão de visitas

Desde o dia 12 de março, as visitas de familiares estão suspensas em todo o complexo prisional do DF. De acordo com o governo, a interrupção das visitas nas unidades penais segue até o próximo dia 24 de abril. A medida foi anunciada pela Sesipe, nesta sexta-feira, e será reavaliada na próxima semana.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?