metropoles.com

MPDFT pede documentos ao GDF para “transparência absoluta” em vacinação 

A força-tarefa do órgão solicitou à Saúde informações sobre quantidade de insumos das primeiras doses de imunização pela Coronacav

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Botelho/Especial Metrópoles
Fachada do prédio do MPDFT
1 de 1 Fachada do prédio do MPDFT - Foto: Ricardo Botelho/Especial Metrópoles

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) pediu à Secretaria de Saúde informações sobre a quantidade de insumos e administração das primeiras doses da vacina contra a Covid-19, além da elaboração de um plano de comunicação com orientações claras à população. O ofício foi encaminhado à pasta nesta segunda-feira (18/1), após o GDF anunciar que a imunização começa nesta terça-feira (19/1), às 10h.

De acordo com as informações da pasta, o DF recebe nesta semana 105.960 doses da vacina Coronavac contra a Covid-19. O coordenador da força-tarefa do MPDFT, procurador de Justiça José Eduardo Sabo, destaca que o acompanhamento para que o processo de vacinação seja transparente e eficiente seguirá como prioridade de atuação do MPDFT.

“Temos acompanhado o Plano de Vacinação Nacional e também, diretamente, o Plano Distrital. Vamos trabalhar para que haja transparência absoluta e orientações disponíveis para cada um dos grupos, em cada uma das etapas de vacinação. São onze meses de uma batalha incessante”, afirmou Sabo.

Entre os pedidos de informação do MPDFT à Secretaria de Saúde estão dúvidas a serem sanadas sobre a administração de doses, o quantitativo de insumos, o controle das pessoas com comorbidade, os locais de vacinação e a imunização dos cidadãos em situação de vulnerabilidade. Também foi solicitada a apresentação de um plano de comunicação que informe de forma clara à população como o processo será desenvolvido no DF.

Garantias

De acordo com o MPDFT, a secretaria garantiu a disponibilidade de materiais como seringas e agulhas e afirmou que, tão logo as doses sejam recebidas, serão transportadas para a central da Rede de Frio, da Secretaria de Saúde, localizada no Setor de Indústrias Gráficas (SIA). O local será responsável por operacionalizar toda a logística de distribuição para as regiões e respectivas unidades de saúde.

De acordo com a Secretaria de Saúde (SES/DF), a vacinação será iniciada por quatro grupos prioritários. No primeiro, estão os profissionais de saúde, idosos acima de 75 anos e pessoas acima de 60 anos que estejam internados em instituições de longa permanência. A segunda fase contemplará pessoas entre 60 e 74 anos. Na terceira, aquelas que têm comorbidades que agravam o quadro da Covid-19. Professores e agentes de segurança integram a quarta fase.

“Isso não quer dizer que nós, sociedade em geral, devamos descuidar dos protocolos de prevenção. Ou seja, o uso de máscaras, a higienização das mãos e o distanciamento se faz necessário. Porque a travessia é longa e a luta para preservar vidas e conter a disseminação do novo coronavírus é um compromisso coletivo”, lembrou Eduardo Sabo.

4 imagens
Avião da FAB que trouxe as vacinas
DF começa a vacina nesta terça-feira (19/1)
É preciso manter o composto em temperatura negativa
1 de 4

Primeiro lote da vacina contra o coronavírus chega ao DF

Rafaela Felicciano/Metrópoles
2 de 4

Avião da FAB que trouxe as vacinas

Rafaela Felicciano/Metrópoles
3 de 4

DF começa a vacina nesta terça-feira (19/1)

Rafaela Felicciano/Metrópoles
4 de 4

É preciso manter o composto em temperatura negativa

Rafaela Felicciano/Metrópoles

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?