metropoles.com

MPDFT pede a GDF que vacinação contra Covid-19 seja por faixa etária

O órgão de controle recomendou que o governo pare de incluir novas categorias na imunização contra Covid e foque no acesso igualitário

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Sede do TJDFT
1 de 1 Sede do TJDFT - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) recomendou à Secretaria de Saúde (SES) que não inclua novas categorias profissionais no processo de imunização contra Covid-19 de Brasília. A orientação foi encaminhada à pasta nesta quarta-feira (23/6). A força-tarefa de enfrentamento à Covid-19 pede que o Executivo assegure o cumprimento do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19.

A recomendação da força-tarefa é para que a SES garanta a vacinação da população de maneira escalonada e por faixas etárias decrescentes com o objetivo de “garantir o cumprimento dos princípios da universalidade e do acesso igualitário à saúde”.

O objetivo, segundo o MPDFT, é impedir a criação injustificada de privilégios para determinadas categorias profissionais. “A SES deverá assegurar o cumprimento dos princípios de publicidade e transparência por meio da publicação, na página Vacinômetro, das decisões do Comitê Gestor e das pautas de distribuição de vacinas encaminhadas pelo Ministério da Saúde”, diz o MPDFT.

Grupos prioritários

Representantes do MPDFT também cobram o cumprimento de Nota Técnica (717/2021) do Ministério da Saúde, que estabelece orientações sobre a continuidade da vacinação dos grupos prioritários elencados no Plano Nacional de Operacionalização (PNO) e o início da vacinação da população em geral.

Segundo o documento, “após a finalização dos grupos: pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, pessoas em situação de rua, funcionários do sistema de privação de liberdade e população privada de liberdade e trabalhadores da educação, será dado seguimento à vacinação dos demais trabalhadores dos serviços essenciais, conforme descrito no PNO. Porém, de maneira concomitante, será iniciada a vacinação da população geral, de maneira escalonada e por faixas etárias decrescentes, até o atendimento total da população brasileira acima de 18 anos”.

Integrantes da força-tarefa destacaram que os trabalhadores de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos estão incluídos no Plano Nacional de Imunização. Isso engloba os catadores de resíduos sólidos que trabalham em cooperativas e desenvolvem trabalho integrado ao Serviço de Limpeza Urbana.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?