metropoles.com

MPDFT mira esquema no DER para retirada de multas e liberação de CNHs

Foram cumpridos mandados de prisão, um deles contra servidor do órgão que cobraria propina, segundo integrantes do Gaeco

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Giovanna Bembom/Metrópoles
der
1 de 1 der - Foto: Giovanna Bembom/Metrópoles

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) deflagrou, nesta quarta-feira (28/08/2019), a Operação Trânsito Livre. Foram cumpridos mandados de prisão preventiva contra três investigados, um deles servidor do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF).

As diligências indicam, segundo o MPDFT, esquema de corrupção que envolveria, mediante cobrança de propina, a retirada de multas e a devolução de carteiras de habitação (CNHs) apreendidas.

Também foram cumpridos mandados de busca e apreensão no edifício sede do DER-DF e nas residências dos investigados.

A atuação do grupo criminoso ocorreria de forma concatenada e cada integrante desempenharia papel específico para o desencadeamento dos crimes. O primeiro passo envolveria contato com a pessoa autuada pelo órgão – que, na maioria dos casos, teve carteira de motorista retida.

O fraudador se identificaria como servidor do DER-DF e, durante a conversa, ofereceria a possibilidade de não inserir a multa no sistema, de destruir a infração recebida e de, finalmente, devolver a CNH. Em troca, os infratores solicitariam propina correspondente à metade do preço da multa aplicada.

No decorrer de vários meses, o Gaeco realizou ação controlada para acompanhar os encontros entre os investigados e os autuados, bem como registrar os crimes ocorridos, em especial o momento do pagamento da propina.

A ação contou com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Os nomes dos envolvidos não foram divulgados. O DER-DF ainda não se manifestou sobre a operação. (Com informações do MPDFT)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?