metropoles.com

MPDFT instaura inquérito para apurar loteamento ilegal no Lago Norte

Ação mira ocupação irregular no Privê Lago Norte II, na região da Serrinha do Paranoá, responsável por 30% do abastecimento do lago

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Lago Paranoá
1 de 1 Lago Paranoá - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) instaurou inquérito civil público para apurar parcelamento irregular do solo no condomínio Privê Lago Norte II, na região conhecida como Serrinha do Paranoá.

A Serrinha do Paranoá garante o fornecimento de 30% da água limpa que chega ao Lago Paranoá (foto em destaque) e sofre ameaças como grilagem de terras, perda de recarga de aquíferos, alto risco de erosão, diminuição da área de Cerrado e contaminação do solo.

Segundo o Fórum Ambientalista do Distrito Federal, existe alto risco de degradação ambiental, principalmente dos recursos hídricos.

O próprio MPDFT já constatou que o condomínio não está em processo de regularização e não possui licenciamento ambiental. O Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e a Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap) também já realizaram operações de fiscalização na região e constataram invasões com construções recentes.

O promotor de Justiça Roberto Carlos Batista defende que a área precisa de atenção especial das autoridades e de toda a sociedade. “É preciso considerar os riscos ecológicos da região, que é uma área de recarga de aquífero, dotada de uma centena de nascentes”, afirmou.

Devido à importância da região, o órgão requisitou à Terracap que apresente informações, no prazo de 20 dias, sobre a desobstrução da área do condomínio. A empresa também deverá realizar nova vistoria nas terras ocupadas irregularmente pelo condomínio em 45 dias.

O MPDFT requereu à Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal) que, em 60 dias, realize fiscalização na área. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) deverá encaminhar, em 30 dias, os autos de infração lavrados na área do condomínio Privê.

2 imagens
Condomínio do Lago Norte teria problemas ambientais
1 de 2

RICARDO BOTELHO/ESPECIAL PARA O METRÓPOLES
2 de 2

Condomínio do Lago Norte teria problemas ambientais

Rafaela Felicciano/Metrópoles

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?