metropoles.com

MPDFT convoca 823 mães a regularizar registros dos filhos

O objetivo da iniciativa é proporcionar o reconhecimento paterno e conscientizar sobre a importância da convivência familiar

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Fachadas dos prédios públicos em Brasília – Brasília(DF), 23/09/2015
1 de 1 Fachadas dos prédios públicos em Brasília – Brasília(DF), 23/09/2015 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

A Promotoria de Justiça de Defesa da Filiação (Profide) realiza na próxima terça-feira (28/3) o segundo mutirão de atendimentos deste ano. Nessa edição do Pai Legal Cartórios, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) convocou 823 mães de crianças registradas entre outubro de 2016 e fevereiro de 2017 sem o nome do pai. O objetivo é proporcionar o reconhecimento paterno, assegurado pela Lei 8.560/92 (Lei da Paternidade), e conscientizar sobre a importância da convivência familiar.

As mães deverão comparecer ao auditório da sede do MPDFT com a carteira de identidade, a certidão de nascimento da criança e as informações sobre o suposto pai. Caso o pai biológico compareça durante o atendimento, o reconhecimento voluntário da paternidade poderá ser feito.

O termo de reconhecimento voluntário de paternidade será remetido ao cartório de registro civil competente para que seja emitida a nova certidão da criança, encaminhada gratuitamente à representante legal.

O MPDFT recebe dos cartórios, periodicamente, levantamento das crianças registradas sem o nome do pai na certidão. “Como são mais novas, a chance é maior de os contatos estarem atualizados, o que facilita a localização. A nossa intenção é permitir que essas crianças tenham a oportunidade do reconhecimento e o convívio paterno assegurados o quanto antes”, explica a promotora de Justiça Leonora Brandão.

Além de atender as crianças que não possuem o nome do pai declarado na certidão de nascimento quando registradas nos cartórios de registro civil do DF (Pai Legal Cartórios), a Profide também promove a busca do direito ao registro paterno de crianças e adolescentes matriculados na rede pública de ensino (Pai Legal nas Escolas) ou que não possuem o nome do pai na carteira de identidade (Identidade Legal).

Pai Legal Cartórios
Quando: próxima terça-feira (28/3)
Horário: 14h
Onde: Auditório do MPDFT — Eixo Monumental, Praça do Buriti, Lote 2

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?