metropoles.com

MPDFT cobra o GDF sobre demolição de kartódromo de Brasília

Segundo a promotoria, a área de mais de 40 mil m² é ocupada irregularmente. DF Legal tinha 20 dias para iniciar a demolição

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Filipe Cardoso/Especial para o Metrópoles
Brasília(DF), 19/12/2018, Evento social no Ferrari Kart. Local: Ferrari Kart. Foto: Filipe Cardoso/Especial para o Metrópoles
1 de 1 Brasília(DF), 19/12/2018, Evento social no Ferrari Kart. Local: Ferrari Kart. Foto: Filipe Cardoso/Especial para o Metrópoles - Foto: Filipe Cardoso/Especial para o Metrópoles

A Primeira Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e Social (Prodep) do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) recomendou que o Kartódromo de Brasília seja demolido. Segundo a decisão, a área com mais de 40 mil m² é ocupada irregularmente por cinco empresas. A pista fica dentro do Autódromo Internacional de Brasília.

O imbróglio foi instaurado há cerca de 10 anos e veio à tona em meados de 2019. O documento com a decisão da Prodep recomenda que a Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística do DF (DF Legal) “promova a demolição das ocupações irregulares” e, em 10 de fevereiro deste ano, estabeleceu o prazo de 20 dias para a comprovação das medidas tomadas. Porém, nesta quarta-feira (6/4), o site de uma das empresas que deveria sair do local segue anunciando venda de pacotes e corridas de kart.

2 imagens
Empresas seguem realizando corridas
1 de 2

O kartódromo fica ao lado do Autódromo Internacional de Brasília

Material cedido ao Metrópoles
2 de 2

Empresas seguem realizando corridas

Material cedido ao Metrópoles

Na determinação do MPDFT, consta que, em julho de 2021, o DF Legal intimou as empresas ocupantes do local sobre a demolição. Em setembro, o MP pediu informações sobre a desocupação da área, mas, até o momento, não havia sido respondido.

Ainda segundo o documento, a Agência de Desenvolvimento do DF (Terracap) teria reiterado o pedido para que o DF Legal impulsionasse a desocupação da área, que pertence à própria Terracap.

A DF Legal informou que a área construída está dentro da poligonal pertencente ao GDF. Portanto, a pasta aguarda manifestação da Terracap para remoção administrativa dos ocupantes irregulares, uma vez que, dentro da área do autódromo, o DF Legal não pode demolir, apenas sua desocupar.

Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?