metropoles.com

MPDFT cobra informações sobre revitalização do Teatro Nacional

A Secretaria de Cultura deverá prestar os esclarecimentos no prazo de até cinco dias úteis. Teatro está desativado há 6 anos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Julia Bandeira / Especial para o Metrópoles
Prédio público
1 de 1 Prédio público - Foto: Julia Bandeira / Especial para o Metrópoles

A Procuradoria Distrital dos Direitos do Cidadão (PDDC) encaminhou ofício à Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) cobrando as informações requisitadas em dezembro de 2020 sobre a revitalização do Teatro Nacional Cláudio Santoro, interditado há 6 anos.

Foram solicitados, no ofício, programa de trabalho, a origem, o valor dos recursos, o cronograma de execução e a previsão de término das obras de restauração da Sala Martins Pena. O Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) requereu também atualizações em relação à eventuais tratativas para obtenção de recursos para obras nos demais espaços do Teatro, como a Sala Villa-Lobos, a Sala Alberto Nepomuceno e a Foyers.

A Secretaria de Cultura deverá prestar os esclarecimentos no prazo de até cinco dias úteis.  Ofícios também foram encaminhados à Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e ao Banco Regional de Brasília (BRB). À Novacap, O MPDFT pede acesso aos processos tratando do convênio para revitalização da Sala Martins Pena.

2 imagens
<b>Promessa:</b> Transformação do Teatro Nacional num grande centro cultural.
<b>Resposta do GDF </b>: O primeiro passo para a transformação do Teatro Nacional foi a reabertura do foyer para visitação pública. Em outubro de 2017, a Secretaria de Cultura lançou chamamento público para parceria com uma organização da sociedade civil. O objetivo é captar recursos para ações que incluem reforma e revitalização das instalações do teatro. O processo foi iniciado pela Sala Martins Pena porque demanda menor custo e menor tempo de trabalho dentro do projeto. O fracionamento da obra foi pensado para que a Sala seja aberta assim que concluída a primeira etapa. A previsão é que isso ocorra em um ano após o início da obra.
A segunda fase englobará o Espaço Cultural Dercy Gonçalves; em seguida, a prioridade será a Sala Villa-Lobos. Para a quarta etapa, o planejamento é reformar o anexo do teatro, onde funciona a Secretaria de Cultura.
1 de 2

Fechado desde fevereiro de 2014, o local integra o Complexo Cultura da República, também composto pela Biblioteca Nacional Leonel de Moura Brizola e pelo Museu Nacional Honestino Guimarães.

Michael Melo/Metrópoles
2 de 2

Promessa: Transformação do Teatro Nacional num grande centro cultural. Resposta do GDF : O primeiro passo para a transformação do Teatro Nacional foi a reabertura do foyer para visitação pública. Em outubro de 2017, a Secretaria de Cultura lançou chamamento público para parceria com uma organização da sociedade civil. O objetivo é captar recursos para ações que incluem reforma e revitalização das instalações do teatro. O processo foi iniciado pela Sala Martins Pena porque demanda menor custo e menor tempo de trabalho dentro do projeto. O fracionamento da obra foi pensado para que a Sala seja aberta assim que concluída a primeira etapa. A previsão é que isso ocorra em um ano após o início da obra. A segunda fase englobará o Espaço Cultural Dercy Gonçalves; em seguida, a prioridade será a Sala Villa-Lobos. Para a quarta etapa, o planejamento é reformar o anexo do teatro, onde funciona a Secretaria de Cultura.

Daniel Ferreira/Metrópoles

De acordo com a Companhia, o projeto arquitetônico para restauração já foi finalizado e se encontra sob análise do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPphan). A entrega dos projetos e da planilha está prevista para fevereiro deste ano. O lançamento do edital para contratação da empresa que executará o serviço deve ocorrer em junho de 2021.

Já o BRB deve enviar à PDDC a íntegra do protocolo de intenções da revitalização do teatro e tem o prazo de até cinco dias úteis para responder.

Com informações do MPDFT

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?