MPDFT cobra da PMDF monitoramento de policiais em 7 de setembro
Promotoria enviou pedido de informações após casos de possível participação de policias em atos antidemocráticos no feriado
atualizado
Compartilhar notícia
O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) quer saber se o serviço de inteligência da Polícia Militar do DF (PMDF) está monitorando a possível participação de policiais em atos antidemocráticos em 7 de setembro.
A Promotoria de Justiça Militar requisitou as informações ao Comando da PMDF. Também pediu esclarecimentos sobre policiamento no Praça dos Três Poderes, Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF).
Casos envolvendo a possível participação de policiais em outras unidades da Federação têm sido noticiados, a exemplo o coronel da ativa Aleksander Lacerda, em São Paulo.
Conforme publicado pelo colunista do Metrópoles Igor Gadelha, o governador João Dória (PSDB) decidiu afastar Lacerda da PM, por indisciplina.
A Promotoria Militar planeja acompanhar passo a passo o planejamento e as ações das forças de segurança nos protestos marcados para o feriado da Independência.
O órgão de controle inclusive disponibilizou para a população um canal para denúncias. As informações estão neste link.
Na tarde desta segunda-feira (23/8), após o Fórum dos Governadores, o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), e o do Piauí, Wellintgon Dias (PT), afastaram a possibilidade de qualquer tipo de “insubordinação” por parte dos militares.
Ibaneis afirmou que os atos no Distrito Federal ocorrerão “de forma pacífica”. “A Polícia do DF é uma das melhores do país. Não teremos nenhum tipo de insubordinação. O comandante tem o controle da tropa no DF, e vamos atuar para que as manifestações, que possivelmente venham a ocorrer, sejam feitas de forma pacífica”, assinalou.