MPDFT avalia se houve violação de normas da Saúde em vacinação de idosos
O Ministério Público demonstrou preocupação com as grandes filas e enviou sugestões à Secretaria de Saúde
atualizado
Compartilhar notícia
O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) pediu que a Secretaria de Saúde tome providências para evitar que as cenas de aglomeração vistas no primeiro dia de vacinação de idosos acima de 80 anos no DF se repitam ao longo da campanha. Representantes do órgão pretendem mapear os locais onde foram registrados problemas.
Segundo o MP, dada a vulnerabilidade da população idosa, foram apresentadas sugestões, “como oferecer a imunização em sistema drive-thru”, que será adotada a partir desta terça (2/2), e “o agendamento pela internet”. No momento, está disponível apenas a marcação por telefone àqueles que têm dificuldade de locomoção.
A força-tarefa para as ações de enfrentamento à pandemia montada pelo MPDFT irá selecionar e inspecionar postos onde ocorreram problemas no primeiro dia de imunização dos brasilienses maiores de 80 anos. Os representantes do MP vão avaliar se há a necessidade de melhorias no processo e “se houve eventuais descumprimentos de alguma orientação ou norma da Secretaria de Saúde”.
Já a pasta responsável pela aplicação das vacinas declarou que, “sensível às reclamações que recebeu na manhã desta segunda-feira (1º), antecipou a abertura dos pontos de vacinação”. Foi verificado que, conforme o dia foi passando, o movimento nas unidades diminuiu e, com isso, também houve queda nas reclamações formalizadas à secretaria.
Mais de 59 mil imunizados
No primeiro dia de vacinação em idosos com 80 anos ou mais, a Secretaria de Saúde (SES) imunizou 7.792 pessoas nesta faixa etária. Também foram vacinados outros integrantes do grupo prioritário, num total de 7.564 pessoas.
Com mais salas para vacinação, a pasta alcançou o maior número de imunizados, em um único dia, desde o início da campanha. No total, foram 15.356 vacinas aplicadas nesta segunda-feira (1º/2).
Além disso, desde o início da vacinação e até esta segunda, 59.671 pessoas receberam a primeira dose da vacina que previne a Covid-19 no Distrito Federal. Em função da alta procura por vacinas no início da mobilização, alguns cidadãos começaram, de forma espontânea, a organizar os veículos em filas em frente aos pontos de saúde.
Por essa razão, gestores regionais de saúde optaram pela modalidade drive-thru. Isso ocorreu na Policlínica do Lago Sul, UBS 20 de Planaltina (Arapoanga), UBS 2 de Sobradinho e na UBS 1 do Riacho Fundo 1 ao longo desta segunda.
Veja fotos da imunização dos brasilienses maiores de 80 anos:
Veja o balanço de vacinados por região até 1º de fevereiro:
Região de Saúde Central: asas Sul e Norte, lagos Sul e Norte, vilas Planalto e Telebrasília, Varjão, Cruzeiro, Noroeste e Sudoeste/Octogonal
Doses aplicadas: 21.338
Região de Saúde Sudoeste: Taguatinga, Vicente Pires, Águas Claras, Arniqueira, Recanto das Emas e Samambaia
Doses aplicadas: 9.612
Região de Saúde Oeste: Ceilândia, Sol Nascente/Pôr do Sol e Brazlândia
Doses aplicadas: 6.855
Região de Saúde Sul: Gama e Santa Maria
Doses aplicadas: 8.227
Região de Saúde Norte: Planaltina, Sobradinho, Sobradinho 2 e Fercal
Doses aplicadas: 4.607
Região de Saúde Centro-Sul: Guará, Cidade Estrutural, Candangolândia, Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo 1, Riacho Fundo 2, Park Way, Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) e Setor Complementar de Indústria e Abastecimento (SCIA).
Doses aplicadas: 6.164
Região de Saúde Leste: Paranoá, Itapoã, Jardim Botânico, São Sebastião e Jardins Mangueiral
Doses aplicadas: 2.868