MPDFT abre inscrições para seminários sobre acolhimento familiar
O serviço de acolhimento oferece um lar temporário para crianças e adolescentes do DF afastados de suas famílias biológicas por determinação
atualizado
Compartilhar notícia
O Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT) está com inscrições abertas para o seminário “Família é para todas as pessoas – Desafios e perspectivas do Serviço em Família Acolhedora”. Os interessados devem inscrever-se por meio de formulário eletrônico (acesse aqui) até esta quinta-feira (13/10).
As palestras serão realizadas nos dias 13 e 14/10, no auditório do edifício-sede do MPDFT. O seminário é destinado a membros e servidores dos MPs que atuam nas áreas de violência doméstica, família, infância e juventude, à rede de proteção da infância e juventude, além do público em geral interessado no assunto. Os participantes receberão certificado.
Família Acolhedora: projeto ampara crianças em lares afetivos e temporários
Dentro das perspectivas do acolhimento familiar, especialistas discutirão os panoramas nacional e internacional e as experiências de êxito de acolhimento familiar que já estão acontecendo no Brasil, além de estratégias para fortalecer, melhorar e estender essa modalidade de serviço.
A programação completa do evento está disponível no site do MPDFT.
Acolhimento familiar
A promotora de Justiça de Defesa da Infância e da Juventude Rosana Viegas explica que o acolhimento familiar é um serviço público de acolhimento temporário de crianças e adolescentes em outra família, quando elas se encontram com seus direitos violados pela própria família.
Diferente da adoção, tem caráter provisório e excepcional, devendo visar à reintegração familiar ou em último caso encaminhamento para uma família substituta.
“Essa modalidade de serviço é uma tendência mundial e é baseada em pesquisas que mostram que o ambiente institucional não é o mais adequado para que as crianças desenvolvam todo o seu potencial. Garantir a convivência familiar e comunitária de nossas crianças e adolescentes é responsabilidade compartilhada com todos nós: família, poder público e comunidade”, ressalta Rosana.
O DF já possui o serviço de família acolhedora e está em processo de expansão. Para Jesús Palacios, professor da Universidade de Sevilha, estudioso da adoção e do acolhimento, que fará a palestra de abertura do evento, defender o acolhimento familiar, é defender que “ todas as pessoas têm o direito a crescer em uma família e muito particularmente durante a infância e adolescência”.
Serviço
Seminário “Família é para todos! Desafios e perspectivas do Serviço em Família Acolhedora”
Data: 13 e 14 de outubro
Horário: em 13 de outubro, das 9h às 12h e das 14h às 18h; no dia 14, das 9h às 12h
Local: auditório do edifício-sede do MPDFT
Inscrição: até 13 de outubro pelo formulário