metropoles.com

MPDFT abre inscrições para seminários sobre acolhimento familiar

O serviço de acolhimento oferece um lar temporário para crianças e adolescentes do DF afastados de suas famílias biológicas por determinação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Família acolhedora(7)
1 de 1 Família acolhedora(7) - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT) está com inscrições abertas para o seminário “Família é para todas as pessoas – Desafios e perspectivas do Serviço em Família Acolhedora”. Os interessados devem inscrever-se por meio de formulário eletrônico (acesse aqui) até esta quinta-feira (13/10).

As palestras serão realizadas nos dias 13 e 14/10, no auditório do edifício-sede do MPDFT. O seminário é destinado a membros e servidores dos MPs que atuam nas áreas de violência doméstica, família, infância e juventude, à rede de proteção da infância e juventude, além do público em geral interessado no assunto. Os participantes receberão certificado.

Família Acolhedora: projeto ampara crianças em lares afetivos e temporários

Dentro das perspectivas do acolhimento familiar, especialistas discutirão os panoramas nacional e internacional e as experiências de êxito de acolhimento familiar que já estão acontecendo no Brasil, além de estratégias para fortalecer, melhorar e estender essa modalidade de serviço.

A programação completa do evento está disponível no site do MPDFT.

Acolhimento familiar

A promotora de Justiça de Defesa da Infância e da Juventude Rosana Viegas explica que o acolhimento familiar é um serviço público de acolhimento temporário de crianças e adolescentes em outra família, quando elas se encontram com seus direitos violados pela própria família.

Diferente da adoção, tem caráter provisório e excepcional, devendo visar à reintegração familiar ou em último caso encaminhamento para uma família substituta.

“Essa modalidade de serviço é uma tendência mundial e é baseada em pesquisas que mostram que o ambiente institucional não é o mais adequado para que as crianças desenvolvam todo o seu potencial. Garantir a convivência familiar e comunitária de nossas crianças e adolescentes é responsabilidade compartilhada com todos nós: família, poder público e comunidade”, ressalta Rosana.

O DF já possui o serviço de família acolhedora e está em processo de expansão. Para Jesús Palacios, professor da Universidade de Sevilha, estudioso da adoção e do acolhimento, que fará a palestra de abertura do evento, defender o acolhimento familiar, é defender que “ todas as pessoas têm o direito a crescer em uma família e muito particularmente durante a infância e adolescência”.

Serviço

Seminário “Família é para todos! Desafios e perspectivas do Serviço em Família Acolhedora”
Data: 13 e 14 de outubro
Horário: em 13 de outubro, das 9h às 12h e das 14h às 18h; no dia 14, das 9h às 12h
Local: auditório do edifício-sede do MPDFT
Inscrição: até 13 de outubro pelo formulário

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?