metropoles.com

MPC-DF investiga abertura de lojas do Flamengo por Ibaneis

Órgão de controle começou apuração nessa terça-feira (31/8) para averiguar possível irregularidade no negócio

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Santa Rosa / Metrópoles
Ibaneis Rocha
1 de 1 Ibaneis Rocha - Foto: Vinícius Santa Rosa / Metrópoles

O Ministério Público de Contas do Distrito Federal (MPC-DF) abriu investigação para apurar possível irregularidade na abertura de franquia de lojas do Flamengo, adquirida pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) e os filhos, em Brasília. O procedimento foi iniciado nessa terça-feira (31/8).

A denúncia foi apresentada na Ouvidoria do órgão de controle. Nesta fase inicial, o processo segue internamente no Ministério Público de Contas. O caso será conduzido pela 1ª Promotoria do MPC-DF, coordenada pelo procurador Demóstenes Três Albuquerque.

A RB Comércio Varejista de Artigos Esportivos Ltda. tem o nome fantasia de Nação Rubro-Negra. Os sócios são o governador e os três filhos: Caio, 23 anos; João Pedro, 16; e Mateus, 2. Segundo documentos da Junta Comercial do Distrito Federal, em fevereiro de 2021, Ibaneis registrou a RB, inicialmente, com os dois filhos mais velhos.

O capital social da empresa é de R$ 1 milhão. A sede fica no Brasília Shopping. Em abril, a RB comunicou à Junta Comercial a criação de uma filial, no Shopping JK, em Taguatinga. Nessa operação, o filho mais novo foi admitido na sociedade, representado por Ibaneis.

Conforme os registros na Junta Comercial, o primogênito do governador, Caio, é o administrador da empresa. Segundo a documentação, Caio tem “poderes e atribuições de administrar, gerencial, assinar isoladamente todos os papéis e ou documentos de interesses da sociedade”.

Veja partes dos documentos da empresa de Ibaneis e filhos:

3 imagens
A empresa abriu uma filial no Shopping JK
O filho mais velho de Ibaneis, Caio, é o administrador
1 de 3

A empresa de Ibaneis e dos filhos dele foi registrada no início de 2021

Reprodução
2 de 3

A empresa abriu uma filial no Shopping JK

Reprodução
3 de 3

O filho mais velho de Ibaneis, Caio, é o administrador

Reprodução

Além de Ibaneis ser um torcedor entusiasmado do Flamengo, há outro vínculo do governo local com o time carioca. Desde o ano passado, o BRB – empresa da qual o GDF é o acionista majoritário – mantém parceria com o Flamengo que inclui o banco digital Nação BRB Fla.

Outro lado

O Metrópoles entrou em contato com o Palácio do Buriti e o Flamengo após a abertura da investigação pelo MP de Contas, e não recebeu retorno. O espaço está aberto para eventuais manifestações.

À coluna Grande Angular, Ibaneis disse, na segunda-feira (30/8), que a empresa é lícita e que seu filho mais velho, Caio, é quem faz a gestão dos negócios. “Nós adquirimos as franquias e colocamos para funcionar. Tudo dentro da legalidade e sem nenhum beneficiamento”, afirmou.

O governador informou que as franquias são de dezembro de 2020 e de janeiro de 2021. Segundo Ibaneis, o contrato com a franquia foi assinado primeiro e, depois, eles fizeram o registro da empresa.

O chefe do Executivo local destacou que pretende abrir outras franquias dentro e fora do DF: “Estamos fazendo pesquisa de mercado. Tenho que ensinar meus filhos a trabalhar”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?