metropoles.com

MP questiona como escolas públicas promovem o letramento racial no DF

Secretaria de Educação terá que responder ao MP como promove letramento racial, ensino da história afro-brasileira e propostas antirracistas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Alunos e professora em sala de aula - Metrópoles
1 de 1 Alunos e professora em sala de aula - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) enviou um questionário para entender como escolas públicas promovem o letramento racial na capital. O documento, enviado à Secretaria de Educação, busca fazer um panorama da educação antirracista.

A iniciativa é da Promotoria de Justiça de Defesa da Educação (Proeduc) e do Núcleo de Enfrentamento à Discriminação (NED). Segundo o MPDFT, o formulário questiona o letramento racial nas escolas públicas do DF, as propostas antirracistas, a implementação das diretrizes curriculares para a educação das relações étnico-raciais e o ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena.

“O questionário também busca mapear os estudantes que se declaram pretos, pardos, indígenas e quilombolas, com o objetivo de que sejam criados mecanismos para garantir a permanência, aprendizagem e efetiva inclusão desses estudantes do ponto de vista pedagógico, além da valorização de sua identificação étnico-racial”, explica o promotor de Justiça da Proeduc, Anderson Pereira de Andrade.

Dados da plataforma QEdu Analítico mostram que menos de 1% dos docentes brasileiros realizaram formação em Educação das Relações Étnico-raciais (ERER), com carga horária de pelo menos 80 horas. O art. 26-A da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional determina a inclusão no currículo oficial das escolas do ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?