metropoles.com

MP quer saber se DF aplicou vacinas contra a Covid vencidas

A força-tarefa de enfrentamento à Covid-19 do MPDFT requisitou informações da Secretaria de Saúde no prazo de cinco dias

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Botelho/Especial Metrópoles
Fachada do MPDFT
1 de 1 Fachada do MPDFT - Foto: Ricardo Botelho/Especial Metrópoles

O Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) quer explicações da Subsecretaria de Vigilância à Saúde do DF sobre o possível recebimento de doses vencidas de vacinas contra a Covid-19, do laboratório AstraZeneca.

A força-tarefa de enfrentamento à Covid-19 do MPDFT requisitou informações, no prazo de cinco dias, a respeito do eventual recebimento e aplicação do imunizante. O documento foi encaminhado nesta sexta-feira (2/7).

A suspeita é que o DF tenha aplicado 77 doses vencidas de vacinas contra Covid-19. O problema se repetiu em pelo menos 1.532 cidades brasileiras, que continuaram a aplicar imunizantes fora do prazo de validade mesmo depois de o problema ter sido revelado pelo Metrópoles em abril deste ano.

De acordo com o MPDFT, se confirmado algum caso de aplicação de doses vencidas na população, a subsecretaria deverá prestar esclarecimentos sobre quais as providências adotadas. A intenção é que sejam identificados os usuários lesados e que a correção do planejamento vacinal seja feita.

Além disso, a força-tarefa quer informações em relação ao protocolo adotado pela Secretaria de Saúde visando averiguar os prazos de validade dos imunizantes, tanto para distribuição aos postos de vacinação quanto para aplicação no usuário.

A iniciativa da força-tarefa foi motivada por denúncia de que 26 mil doses da Astrazeneca, fora do prazo de validade, teriam sido aplicadas no país.

O outro lado

Em nota enviada ao Metrópoles, a Secretaria de Saúde afirma que não houve registro de imunizantes aplicados fora do prazo de validade no Distrito Federal: “No momento, a pasta dedica-se a identificar os possíveis erros e responsáveis que levaram a este desencontro de informações, bem como as medidas cabíveis a este caso”.

De acordo com a pasta distrital, “nem sempre a vacina aplicada é registrada no sistema do Ministério da Saúde na mesma data em que foi administrada no paciente. Caso o digitador não altere esta data de aplicação na hora de fazer o registro no sistema, corre-se o risco de a vacina ser registrada como uma aplicação fora do prazo de validade”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?