metropoles.com

MP pede explicação sobre construção de hospitais em parceria com Iges

Questionamento foi motivado por um anúncio feito pelo governador Ibaneis Rocha em entrevista recente à mídia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Material cedido ao Metrópoles
HRT
1 de 1 HRT - Foto: Material cedido ao Metrópoles

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), por meio das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde (Prosus) e dos Direitos Difusos (Proreg), solicitou ao Instituto de Gestão Estratégica do Distrito Federal (Iges-DF) e à Secretaria de Saúde (SES) mais informações sobre estudos técnicos em curso para a construção de três novos hospitais, em São Sebastião, no Recanto das Emas e na Região Centro Sul – que engloba Candangolândia, Estrutural, Guará, Park Way e Núcleo Bandeirante.

O órgão indaga se as construções dos novos hospitais constam na Programação Anual de Saúde (PAS) para os anos de 2022/2023, se o Conselho de Saúde do Distrito Federal está sendo previamente consultado, de acordo com a legislação federal, e quem ficará responsável pelas obras e a gestão das novas unidades. Caso seja o Iges-DF, as promotorias declararam que devem ser informadas se há previsão legal e contratual que justifique a medida.

De acordo com o MP, o questionamento foi motivado por um anúncio feito pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) em entrevista recente à mídia. Caso a existência dos estudos técnicos seja confirmada, a SES e o Iges-DF deverão encaminhar os links de acesso dos processos relacionados às obras.

Segundo o MPDFT, a atividade desenvolvida pelo Iges-DF deve ser apenas complementar e não substituir  a competência do Distrito Federal na prestação do serviço de saúde. Ainda segundo o órgão, a criação do Instituto foi alvo de ações de inconstitucionalidade.

No entanto, o Conselho Especial do TJDFT, por sua vez, concluiu pela inexistência dos vícios de inconstitucionalidade, sob o argumento de que o modelo de gestão não se tratava de privatização da saúde pública. Ressalvou expressamente, entretanto, que a atividade desenvolvida pelo Iges-DF deve ser meramente cooperativa, e não com o fim de substituir o Estado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?