metropoles.com

MP pede ao Ministério da Saúde mais 250 mil doses de vacina para o DF

Órgão diz que público-alvo, incluindo moradores de fora do DF e servidores das forças de segurança e profissionais de saúde, foi subestimado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Breno Esaki/Agência Saúde DF
Vacina Janssen chega ao df congelada
1 de 1 Vacina Janssen chega ao df congelada - Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) solicitou nesta segunda-feira (12/7) mais 250 mil doses de vacina contra Covid-19 ao Ministério da Saúde. A força-tarefa do órgão ministerial no enfrentamento da pandemia pede que seja feita a reposição das doses aplicadas na população residente fora do DF e a suplementação ao que foi repassado para forças de segurança e profissionais da saúde.

Segundo o MP, o público-alvo que compõe os grupos prioritários previstos no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação foi subestimado. Com isso, o repasse de imunizantes ao DF foi realizado em número inferior ao realmente aplicado.

O estudo feito pela força-tarefa apontou que o Ministério da Saúde estimou o quantitativo de integrantes das Forças de Segurança e Salvamento a serem vacinados em 6.753 pessoas, mas esse número soma 32 mil trabalhadores.

O MP também verificou que para os profissionais da área de saúde não vinculados a conselhos profissionais será necessário um acréscimo de 25 mil doses. A solicitação junto ao Ministério da Saúde informa que foram aplicadas no DF 171.652 doses a moradores de outras unidades da Federação, especialmente Goiás e Minas Gerais.

“Este não é nosso primeiro pedido de reforço por imunizantes ao Ministério da Saúde. Mas, dessa vez, fizemos um estudo importante e bastante detalhado que aponta uma subestimação real”, afirmou o coordenador da força-tarefa, procurador de Justiça José Eduardo Sabo.

Segundo ele, o MP “tem acompanhado cada etapa do Plano Nacional de Imunização e do Plano de Operacionalização para garantir a legalidade e também para dar cumprimento ao princípio constitucional do acesso universal e igualitário às ações e serviços de saúde”.

O Metrópoles procurou o Ministério da Saúde para falar sobre a solicitação do MP, mas não recebeu resposta até a publicação desta reportagem. O espaço permanece aberto para futuras manifestações.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?