metropoles.com

MP investiga transporte oferecido por candidato a conselheiro tutelar

Eleito conselheiro tutelar da região de Arapoanga, Valneis Alves de Souza é alvo de inquérito civil público aberto pelo MPDFT nesta 6ª feira

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
imagem colorida de cidadão votando em Urna eletrônica TSE candidatos
1 de 1 imagem colorida de cidadão votando em Urna eletrônica TSE candidatos - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) abrirá inquérito civil público para investigar Valneis Alves de Souza, candidata que se elegeu conselheiro tutelar da região administrativa de Arapoanga.

Ele teria fornecido transporte irregularmente a eleitores, para que votassem nele nas eleições ao cargo – conduta que viola as normas do processo. A notícia da abertura da investigação consta no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (5/7).

A publicação do DOU informa haver “indícios” de que Valneis teria descumprido determinações ao fazer propaganda de si próprio e oferecido o transporte a votantes no pleito.

A investigação apura “irregularidades durante a campanha eleitoral, falta de idoneidade e violação aos princípios da moralidade, impessoalidade, publicidade e finalidade constitucionais atribuídas a condutas, em tese, passíveis de acionamento via ação civil pública”.

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) proíbe qualquer tipo de doação, oferta ou entrega a eleitores durante o processo de eleição dos conselheiros tutelares.

O inquérito foi instaurado pelo MPDFT, por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos Individuais, Difusos e Coletivos da Infância e Juventude. O prazo para conclusão da investigação é de um ano, com possibilidade de prorrogação.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?