metropoles.com

MP fiscaliza Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do DF

O foco da Operação Diagnose, deflagrada pelo Ministério Público, será em três áreas: recursos humanos, estrutura física e medicamentos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
UPA de Sobradinho II
1 de 1 UPA de Sobradinho II - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Os titulares das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde (Prosus) e Regional de Defesa dos Direitos Difusos (Proreg) estão nas ruas na manhã desta terça-feira (20/11) para fiscalizar as seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do DF.

Elas estão nas seguintes cidades: Ceilândia, Núcleo Bandeirante, Recanto das Emas, Samambaia, São Sebastião e Sobradinho.

O objetivo da ação, batizada de Operação Diagnose, é fiscalizar as políticas públicas de saúde. O foco será em três áreas: recursos humanos, estrutura física e medicamentos. Os promotores de Justiça vão verificar se os profissionais estão cumprindo a jornada de trabalho estabelecida, como estão as condições dos prédios e equipamentos e o abastecimento de medicação das farmácias.

Um checklist foi preparado para que todos os promotores de Justiça possam utilizar o mesmo parâmetro para inspecionar as unidades. Após a operação, será elaborado relatório para ser entregue à Secretaria de Saúde. Caso seja necessário, recomendações serão expedidas e ações, ajuizadas.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) é a porta de entrada do cidadão na rede pública de saúde para os casos de baixa complexidade (sem risco de morte). Estabiliza os pacientes e realiza a investigação diagnóstica inicial para definir a necessidade ou não de encaminhamento a serviços hospitalares de maior complexidade.

O Metrópoles acionou a Secretaria de Saúde para falar sobre a operação do MPDFT. De acordo com a pasta, a gestão é pautada pela transparência e não tolera irregularidades.  “Todos os dados necessários serão repassados à equipe que conduz a Operação Diagnose”, afirmou a secretaria, por meio de nota.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?