metropoles.com

MP expede recomendação sobre atuação da PMDF no 7 de setembro. Entenda

Promotorias Militares recomendam proibição de PMs da ativa em atos políticos e prontidão das tropas para a segurança durante o feriado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
PMDF
1 de 1 PMDF - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

As Promotorias de Justiça Militar recomendaram ao Secretário de Segurança Pública do DF e ao Comandante-Geral da Polícia Militar do DF (PMDF) que seja proibida a participação de policiais militares da ativa, que não estejam em serviço, nas manifestações políticas previstas para 7 de setembro, feriado da Independência do Brasil.

Em caso de descumprimento da recomendação, deverá ser instaurado procedimento de apuração de falta disciplinar.

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) também recomendou estado de prontidão de todo o efetivo operacional da PMDF e que seja suspensa a concessão de qualquer dispensa no período de 6 a 8 de setembro.

Além disso, o efetivo deve estar em condições de pronto-emprego para o policiamento e a segurança das manifestações na zona central de Brasília e para a manutenção da paz e da ordem nas demais áreas do Distrito Federal. A SSP-DF e a PMDF devem, ainda, comunicar ao MPDFT as providências tomadas para atender a recomendação.

Diferente de 2021, este ano ocorrerá o tradicional desfile cívico na Esplanada. Para as Promotorias Militares, “as constantes notícias de tensão e a possibilidade de conflitos entre manifestantes no próximo dia 7 de setembro exigem a adoção de maiores cautelas e o emprego de grande efetivo policial para garantir o direito de todos se manifestarem publicamente de forma pacífica, com segurança, ordem e tranquilidade.”

Transgressão 

O documento do MPDFT é baseado no art. 45 da Lei nº 7.289/84, que proíbe quaisquer manifestações coletivas de policiais militares da ativa, tanto sobre atos de superiores quanto as de caráter reivindicatório ou político.

O Regulamento Disciplinar do Exército, aplicável à PMDF, tipifica como transgressão militar a conduta de militar da ativa que se manifeste publicamente, sem autorização, a respeito de assuntos de natureza político-partidária. A norma também tipifica como transgressão militar a conduta de deixar de punir o subordinado que cometer transgressão.

Leia a recomendação completa: 

Recomendação_Conjunta_07SET2022_-_Minuta_2_-_ASSINADA_FLÁVIO by Thalita Vasconcelos on Scribd

O que diz a PMDF

A reportagem do Metrópoles entrou em contato com a Polícia Militar do DF para posicionar-se sobre o assunto, mas não obteve resposta até o fechamento desta matéria. O espaço segue aberto para futuras manifestações.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?