MP divulga recomendação para militares nas eleições. Veja restrições
Documento do Ministério Público do DF e Territórios busca orientar e estabelecer regras para garantir ordem nas próximas eleições
atualizado
Compartilhar notícia
O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) expediu, nessa quinta-feira (2/6), recomendações e medidas a serem adotadas pelos militares nas propagandas eleitorais e pré-campanha das eleições de 2022. O documento tem como objetivo orientar e normatizar regras para garantir a ordem das campanhas.
As restrições são divididas por temas, como condutas vedadas aos agentes públicos nos estabelecimentos militares, com veiculação de propaganda eleitoral de qualquer natureza; visitas de candidato a cargo eletivo; e fixação de adesivos, bandeiras, banners, cartazes ou placas que representem propaganda política eleitoral em veículos oficiais.
O documento também trata das regras para afastamento de militares que desejam concorrer a cargos político-eletivos e das providências a serem tomadas caso seja constatada atividade político-partidária irregular.
As suspeitas de irregularidades devem ser encaminhadas à Procuradoria Regional Eleitoral e à Promotoria de Justiça Militar. Os envolvidos podem ser responsabilizados nas esferas civil, criminal e administrativa.
Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.