MP cobra garantias contra Covid para jogos da Copa América em Brasília
Órgão de controle exige plano de segurança para os períodos antes, durante e após as partidas, incluindo prevenção contra aglomerações
atualizado
Compartilhar notícia
O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) cobrou informações e garantias de segurança sanitária contra a pandemia de Covid-19 dos responsáveis pelos jogos da Copa América 2021 em Brasília. Foram enviados pedidos de esclarecimentos para a Arena BSB e a órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF), como o DF Legal, e Secretaria de Governo e a Polícia Militar.
“Nos parece claro que devem ser cumpridos protocolos rígidos com relação aos controles sanitários. Esse controle deve ser prévio com relação às delegações e autoridades integrantes desta competição”, pontuou o coordenador da força-tarefa, procurador de Justiça José Eduardo Sabo.
À Arena BSB, gestora do Estádio Nacional Mané Garrincha, a força-tarefa requisitou informações sobre as tratativas para a realização do evento, visando à prevenção da transmissão do vírus e a não aglomeração de pessoas nas proximidades do local das partidas.
O MPDFT também questionou o GDF sobre as medidas para evitar aglomerações nas imediações do estádio, com as devidas punições. À Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), foi cobrado um plano de ação referente a segurança, transporte e contingências para o evento desportivo.
Segundo Sabo, são necessárias garantias de segurança antes, durante e após as partidas, caso o torneio realmente seja realizado no DF. “É papel do Ministério Público e estaremos presentes nos jogos para fiscalizar o cumprimento rigoroso de todos os protocolos sanitários”, concluiu. (Com informações do MPDFT)