metropoles.com

MP cobra do GDF previsão no orçamento para construção de novos Cras

Ministério Público demonstrou preocupação com a falta de previsão de verba no orçamento de 2023 e cobra resposta do governo em 10 dias

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Material cedido ao Metrópoles
Fila do Cras - Metrópoles
1 de 1 Fila do Cras - Metrópoles - Foto: Material cedido ao Metrópoles

Mesmo com a crise das filas nos Centro de Referência de Assistência Social (Cras), o Governo do Distrito Federal (GDF) não incluiu a construção de novas unidades na proposta de orçamento de 2023. Por isso, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) decidiu cobrar a construção de novas unidades a fim de garantir o acolhimento da população em situação de vulnerabilidade.

Nesta sexta-feira (2/12), a Procuradoria Distrital dos Direitos do Cidadão (PDDC) e as Promotorias de Justiças Regionais de Defesa dos Direitos Difusos (Proregs) enviaram ofício à Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal (Sedes-DF), cobrando a inclusão da previsão de recursos orçamentários para a construção de novos Cras no Projeto de Lei Orçamentária Anual de 2023, em tramitação na Câmara Legislativa (CLDF).

Segundo o MPDFT, a pasta terá até 10 dias para responder. Ao longo de 2022, as filas nos Cras chocaram a população. Famílias em situação de vulnerabilidade e, em muitos casos passando fome, enfrentaram horas a espera de acesso a benefícios sociais e acolhimento. E mesmo assim, diversas não foram atendidas. Pessoas passaram mal e uma mulher morreu enquanto aguardava atendimento.

O Núcleo de Orçamento da PDDC flagrou a ausência da previsão de construção de novos Cras. Para o órgão de controle, o fato causou preocupação. “Causa ainda mais apreensão, conforme o Ministério Público, a inexistência de previsão orçamentária expressa para a construção desses equipamentos ocorrer exatamente em um momento em que há aumento expressivo da procura da população vulnerável socioeconomicamente pelo atendimento”, pontuou.

Veja o ofício do MPDFT:

MPDFT – Ofício – Sedes by Metropoles on Scribd

Segundo o MPDFT, o Plano Distrital de Assistência Social, válido de 2020 a 2023, determina a ampliação na proteção social básica por meio da criação de novos Cras e Centros de Convivência em áreas com maior índice de vulnerabilidade e risco social.

O Conselho de Assistência Social do DF fixou como meta para o período a criação de unidades no Sol Nascente/Pôr-do-Sol e de Planaltina/Arapoanga ainda em 2022. Também projetou outro em Santa Maria, em 2023. Destes, segundo o MPDFT, apenas o centro do Sol Nascente foi efetivamente implementado.

Teoricamente, de acordo com o Ministério Público, a Sedes construir novas unidades por outras fontes de financiamento. No entanto, para o órgão de controle, diante o caos visto e sofrido pela população, neste caso, não é adequada a ausência de previsão orçamentária para a ampliação da rede de acolhimento.

“Para gerar previsibilidade e segurança aos administrados, é fundamental que o planejamento expresso no Plano Distrital de Assistência Social, com as prioridades que define, esteja em absoluta compatibilidade com o orçamento lançado nas leis orçamentárias”, assinalaram as representantes do MPDFT.

Outro lado

O Metrópoles entrou em contato com a Sedes sobre a questão. Segundo a pasta, foi elaborado um planejamento para a ampliação da oferta de serviços a partir de 2023.

“Já há estudos tanto para o chamamento de novos servidores e para a instalação de novos equipamentos”, completou a pasta. A secretaria avalia quais áreas são mais urgentes para receber os novos investimentos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?