metropoles.com

Motoristas reclamam de nova pista liberada no balão do Colorado

Moradores da região dizem que houve aumento do engarrafamento após a obra recente. DER afirma que tem ouvido as reivindicações

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Imagem cedida ao Metrópoles
pista-do-balão-do-colorado-trânsito-capa
1 de 1 pista-do-balão-do-colorado-trânsito-capa - Foto: Imagem cedida ao Metrópoles

A obra entregue pelo Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF) na última sexta-feira (27/09/2019), no Balão do Colorado, desperta reclamações de motoristas que passam por lá. Segundo eles, a impressão é que os engarrafamentos aumentaram.

François Renné, 63, morador do Lago Oeste, tem se estressado com o tráfego pesado, desde a mudança feita no local. O jornalista aposentado explica que o problema ocorreu, principalmente, na hora do rush, que se inicia às 17h. No horário, há um fluxo grande saindo do Lago Oeste.

Então, os motoristas que vão para o Plano Piloto são obrigados a pegar o balão por causa de cones colocados na pista. Os objetos impedem a mudança de faixa (veja o vídeo abaixo).

“O DER  não fez um bom planejamento. Há uma incompetência na engenharia de tráfego ali daquela região, quando eles obrigam todo mundo a pegar aquele balão, especialmente quem vem por cima”, detalha Renné.

“O engarrafamento fica absurdo nesse horário, que todo mundo começa a sair para buscar filho, vir do trabalho… Tem que evitar que aqueles que estão descendo para o Plano entrem nesse balão. Tem que aliviar esse congestionamento”, desabafa o motorista.

O aposentado afirma que uma pista interrompida nos primeiros 200 metros do balão está afunilando o trânsito mais ainda. O trânsito intenso atinge quem está saindo do Lago Oeste ou da DF-150 e indo sentido Plano Piloto ou Sobradinho (próximo ao Taquari).

Resposta

O Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF) respondeu ao Metrópoles que tem recebido as reclamações dos motoristas. O órgão informou que trabalha em outra obra a fim de aliviar o trânsito dessa região: um viaduto. Em nota, o DER comentou que os motoristas têm passado por transtornos porque ainda não se adaptaram à recente obra feita no balão.

Em nota, o DER escreveu: “Desde que fizemos a liberação da pista da descida do Colorado, estamos fazendo adaptações no trânsito daquela região. Essas intervenções são necessárias para adequar o trânsito à nova realidade na região. Como toda mudança, nos primeiros dias é natural a população que faz uso daquela rodovia ter dúvidas. Entretanto, o DER sinalizou bem o local e os nossos agentes (não os do Detran-DF) estão dando apoio durante os horários de pico, principalmente no período da tarde/noite (entre 17h e 19h30), para orientar os motoristas”.
O órgão publicou um vídeo, com o GDF, para mostrar a dinâmica do trânsito da saída norte de Brasília (Confira abaixo).

Colorado em obras

Um trecho de 5,2 km de extensão da via marginal entre o Torto e o Colorado, sentido Sobradinho-Brasília, foi liberado na última sexta-feira (27/09/2019) pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF). A obra faz parte da Ligação do Torto-Colorado (LTC).

O intuito é liberar o fluxo e desafogar o trânsito de aproximadamente 50 mil veículos que passam pela rodovia todos os dias. Com isso, a operação de faixa reversa na descida do Colorado, operada pelos agentes do DER-DF pela manhã, nos dias úteis, entre 6h e 9h30, não será mais necessária. A partir desta semana, a operação não ocorrerá mais no período matutino.

Outros trechos da LTC foram liberados neste ano. Em abril, dois viadutos abriram acesso à DF-150. Aproximadamente 30 dias depois, conforme previsto pelo departamento, saiu o acesso do balão do Colorado ao Lago Oeste. A previsão é a de que o quarto trecho liberado seja a subida do Colorado, porém, ainda sem data definida.

A Ligação Torto-Colorado foi iniciada em 2014. Tem o custo de R$ 90 milhões e integra, com o Trevo de Triagem Norte (TTN), a obra que tem o objetivo de desafogar o trânsito de toda a Saída Norte do DF. O trabalho total está com 90% de execução e a previsão de conclusão da obra é dezembro de 2019.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?