Motoristas embriagados são autuados em operação em Samambaia e na BR-060
Operação foi realizada em conjunto pela PRF, PMDF, Detran-DF e DER-DF, entre a noite dessa sexta-feira (30/10) e a madrugada deste sábado
atualizado
Compartilhar notícia
A Polícia Rodoviária Federal (PRF), com o apoio do Departamento de Trânsito (Detran-DF), da Polícia Militar (PMDF) e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), realizou a terceira edição da Operação Força Conjunta, entre a noite dessa sexta-feira (30/10) e a madrugada deste sábado (31/10).
De acordo com a PRF, o foco da operação foi evitar as principais condutas que resultam em acidentes graves e que são cometidos reiteradas vezes por motoristas, como embriaguez ao volante, falta de atenção e equipamentos obrigatórios ineficientes.
A operação ocorreu em seis pontos, determinados estrategicamente, em trechos de Samambaia e na BR-060.
No total, 1.261 pessoas foram abordadas em 941 veículos. Desses, 16 motoristas foram autuados por embriaguez ao volante, e outros quatro, presos por atingirem o índice que configura crime ou por apresentarem sinais claros de embriaguez.
Veja imagens da operação:
Outros 128 condutores foram autuados por recusarem-se fazer o teste do etilômetro, cujas penalidades administrativas são idênticas à infração de embriaguez ao volante: multa de R$2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por 12 meses.
No total, foram flagradas 335 irregularidades de trânsito. Entre as infrações mais comuns estavam dirigir o veículo sem possuir habilitação (55 autos), crianças transportadas sem o correspondente sistema de retenção (14) e escapamentos de motocicletas adulterados (26). No total, 62 veículos foram removidos ao depósito, por falta de licenciamento ou equipamentos obrigatórios eficientes.
Durante a fiscalização, três motoristas tentaram fugir. Um foi interceptado logo na sequência e teve o veículo apreendido por falta de licenciamento.
Outro condutor fugiu da fiscalização e bateu o carro em um muro. Ele fez o teste do bafômetro, que acusou 0,48mg de álcool por litro de ar expelido dos pulmões e acabou preso por embriaguez ao volante, desobediência e direção perigosa.
Além disso, um homem tentou fugir com o veículo e bateu numa viatura do Detran-DF. O veículo foi abordado inicialmente e, após a constatação de que não estava licenciado, os agentes recolheram a chave do carro e informaram que ele seria removido ao pátio de apreensão.
Um dos ocupantes do veículo buscou a chave reserva do carro e tentou fugir com ele. Ele passou pelo dispositivo cama de faquir, teve os quatro pneus estourados e só parou após colidir no veículo oficial. Ele recusou-se a fazer o bafômetro, mas, com sinais claros de consumo de álcool, recebeu voz de prisão por embriaguez ao volante, por desobediência e por direção perigosa.
Crimes
Além dos flagrantes de irregularidades de trânsito, a operação foi responsável pela recuperação de dois veículos roubados.
Uma moto com chassi e motor adulterados foi apreendida, e o condutor, encaminhado à delegacia para registro de flagrante. Ele tinha diversas passagens por roubo, latrocínio e homicídio.
Um veículo em apropriação indébita também foi recuperado.
Um homem de 26 anos foi preso ao ser flagrado descumprindo prisão domiciliar.
Um homem de 45 anos foi detido por porte ilegal de uma pistola Taurus 380. Ele conduzia uma caminhonete com farol queimado e demorou a obedecer a ordem de parada. Durante revista pessoal, a arma, com 10 munições, foi encontrada na cintura. Ele alegou ser segurança pessoal, mas não tinha porte de arma. Recebeu voz de prisão e foi encaminhado à delegacia.
Todos os flagrantes foram registrados na 26ª Delegacia de Polícia (Samambaia Norte).