metropoles.com

Motorista que matou PM do DF atropelado tem condenação mantida

Rafael Borges Martins Lopes dirigia a 115km/h em uma via de 60km/h, quando atingiu a moto do policial aposentado João de Deus Rebelo Cunha

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
CBMDF/DIVULGAÇÃO
WhatsApp Image 2017-10-06 at 14.00.57
1 de 1 WhatsApp Image 2017-10-06 at 14.00.57 - Foto: CBMDF/DIVULGAÇÃO

Acusado de atropelar e matar o policial militar aposentado João de Deus Rebelo Cunha, 63 anos, em 2017, Rafael Borges Martins Lopes, teve a sentença de 2 anos de detenção mantida em 2ª instância no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT). O caso ocorreu em um trecho da BR-070, na altura da QNO 7.

Segundo a denúncia oferecida pelo Ministério Público do DF (MPDFT), Rafael andava a 115 km/h em uma via onde a velocidade máxima é de 60 km/h. Em decorrência disso, bateu na moto conduzida pelo PM, que não resistiu aos ferimentos e morreu.

Em primeira instância, a 4ª Vara Criminal de Ceilândia destacou que o motorista atingiu quase o dobro da velocidade permitida de maneira consciente. “Na hipótese dos autos verifica-se que o réu, de forma consciente e voluntária, na condução de veículo automotor, imprimiu velocidade superior à legalmente permitida para a via, o que revela que agiu com imprudência, violando, desse modo, o dever de cuidado objetivo”.

Contra a sentença, Rafael buscou recurso, argumentando que deveria ser absolvido “por ausência de provas suficiente para condenação”.

Ao analisar o caso, no entanto, os desembargadores entenderam que a sentença deveria ser integralmente mantida. “No caso vertente, embora o apelante não tivesse a intenção de praticar o delito, tampouco ter assumido o resultado, é certo que dirigir nessas condições torna previsível o risco de se envolver em um acidente, como efetivamente aconteceu”, concluíram. A decisão foi unânime.

Além dos 2 anos de detenção, Rafael terá a suspensão do direito de dirigir.

O acidente

O policial militar aposentado João de Deus Rebelo Cunha, 63 anos, morreu no dia 6 de outubro após a moto que conduzia, uma Honda HRE 300, se envolver em acidente com um automóvel Fiat Strada, na BR-070. A colisão ocorreu próximo ao mercado Dia a Dia, altura da QNO 7, sentido Águas Lindas (GO).

Após o acidente, a moto parou no acostamento da via e o veículo no canteiro central, na vala de escoação de águas pluviais.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?