Motocarreata na Esplanada bloqueia acesso à Praça dos Três Poderes
Vias S1 e N1 estão fechadas na altura do Palácio do Itamaraty e do Ministério da Justiça. Trânsito ficará restrito até reavaliação
atualizado
Compartilhar notícia
Algumas das vias da área central de Brasília estão interditadas desde a manhã deste sábado (29/10), devido a atos promovidos por apoiadores do candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL).
Trechos da Esplanada dos Ministérios permanecerão bloqueados até nova avaliação, por parte da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), por em virtude da motocarreata promovida por bolsonaristas.
O acesso à Praça dos Três Poderes encontra-se fechado no momento. A via S1 está bloqueada, na altura do Palácio do Itamaraty, assim como a via N1, das proximidades do Ministério da Justiça até a Via L4.
Mais cedo, o trânsito em outros pontos da Esplanada dos Ministérios ficou temporariamente fechado, em razão da motocarreata. As vias N1 e S1 ficaram bloqueadas entre a Catedral e a via L4, na altura do Grupamento do Corpo de Bombeiros.
A SSP-DF destacou que acompanha todo ato ou evento público de qualquer natureza, mesmo sem comunicação prévia. O monitoramento ocorre com suporte de câmeras de vídeo e de maneira integrada entre as forças de segurança, mais 29 órgãos, instituições e agências dos governos local e federal.
Percurso
Os manifestantes pró-Bolsonaro começaram a motocarreata por volta das 9h deste sábado (29/10), na região do Estádio Mané Garrincha.
Os participantes seguiram para o Eixo Sul; depois, para a Estrada Parque Aeroporto (Epar); voltaram pela Estrada Parque Guará (EPGU); por fim, retornaram ao Eixo Sul e se dispersaram na altura da Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, na Esplanada dos Ministérios.
Apesar disso, permaneceram na região, o que levou ao bloqueio do trecho próximo à Praça dos Três Poderes.
Veja imagens:
Nessa sexta-feira (28/10), a Esplanada ficou fechada para receber o culto Clamor pelo Brasil, também promovido por apoiadores de Bolsonaro.