metropoles.com

Morte em bacia de contenção: Justiça do DF cobra segurança e controle

DF testemunha tragédias, casas derrubadas e afogamentos nas bacias e órgãos de controle cobram ações de prevenção e segurança do governo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação / CBMDF
Bombeiros em tentativa de resgate - Metrópoles
1 de 1 Bombeiros em tentativa de resgate - Metrópoles - Foto: Divulgação / CBMDF

A morte de um homem, aos 26 anos, por afogamento no bacia de contenção do Sol Nascente, em 13 de abril de 2024, acendeu a luz de alerta para a segurança nas represas do Distrito Federal. Porém, antes mesmo da tragédia, em 2023, a Defensoria Pública do DF (DPDF) ajuizou ação cobrando fiscalização, manutenção e limpeza. O Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT) acolheu o pedido e cobrou do governo local medidas de controle e proteção à vida nestes equipamentos.

Veja:

Em 2022, após fortes chuvas, o rompimento de uma bacia também no Sol Nascente deixou dezenas pessoas desabrigadas e feridas. Os réus da ação são Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab) e o GDF. A Justiça cobrou a listagem completa das bacias do DF junto dos relatórios de procedimentos de fiscalização, manutenção e limpeza desses equipamentos ao longo de 2023.

“Não é suficiente que se diga que as bacias de contenção estão sendo monitoradas; é necessário que as ações de manutenção e limpeza sejam eficazes. Não é suficiente afirmar que as pessoas em situação de vulnerabilidade afetadas pelo desastre ambiental têm os benefícios previstos na Lei Distrital n. 5.165/13 disponíveis; é necessário que os afetados tenham o acesso simplificado aos direitos”, afiançou o juiz na sentença.

A ação cita um levantamento preliminar apontando a existência 84 bacias. No entanto, para o deputado distrital Max Maciel (PSol) a população precisa ter acesso ao quadro atualizado e o governo deve montar e divulgar um cronograma de fiscalização, manutenção e limpeza das bacias.

“O recente incidente que resultou no afogamento de um jovem na bacia de contenção do Sol Nascente suscita preocupações acerca da integridade estrutural, segurança operacional e acessibilidade das bacias de contenção de águas pluviais”, argumentou o distrital.

Maciel critica, ainda, a falta de segurança e sinalização no local. “Uma bacia em Vicente Pires conta com cerca e placas de aviso. No Sol Nascente, esses itens de segurança não existem. Também é possível observar que não há acúmulo de água na bacia de Vicente Pires, enquanto que na do Sol Nascente existe esse acúmulo”, comparou o parlamentar.

Afogamento

O homem de 26 anos que morreu na bacia de contenção no Sol Nascente foi encontrado a três metros de profundidade e a 20 metros da margem. A tragédia ocorreu na tarde de 13 de abril.

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), a vítima teria ficado 30 minutos embaixo d’água. Após ser resgatado, os bombeiros tentaram reanimar o homem por 46 minutos com o suporte médico avançado. No entanto, ele foi a óbito no local.

3 imagens
Bombeiros iniciaram com protocolo para reanimação
Homem entrou na represa porque estava com calor
1 de 3

Homem foi removido das águas

CBMDF/Metrópoles
2 de 3

Bombeiros iniciaram com protocolo para reanimação

CBMDF/Metrópoles
3 de 3

Homem entrou na represa porque estava com calor

CBMDF/Divulgação

“As águas eram turvas e de difícil visibilidade”, declarou a corporação em nota. Um primo de 17 anos da vítima, que não teve o nome divulgado, teria relatado aos militares que os dois estavam com calor quando decidiram se refrescar na represa do Sol Nascente.

A vítima, no entanto, não sabia nadar e ficou submersa até o resgate.

Outro lado

O Metrópoles entrou em contato com GDF sobre a questão. A Novacap afirmou que estão cadastradas, sob responsabilidade da companhia, 86 bacias de drenagem. “Atualmente, a empresa possui contratos de manutenção de natureza continuada desses dispositivos e podem ser executados por até 5 anos”, completou em nota.

Segundo a companhia, em 2023 foram investidos cerca de R$ 26 milhões na manutenção e conservação das bacias. “É importante destacar que esses locais são áreas de segurança e não de lazer à população, logo, o cercamento e placas instalados devem ser respeitados e não podem ser removidos do local para garantir a devida proteção”, completou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?