metropoles.com

Morte de jornalista no Entorno do DF pode ter sido encomendada

João Miranda do Carmo, de 54 anos, foi assassinado a tiros em Santo Antônio do Descoberto (GO) no domingo (24/7). Depoimentos de familiares da vítima estavam marcados para a manhã desta terça (26)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Facebook
joão miranda
1 de 1 joão miranda - Foto: Reprodução/Facebook

A Polícia Civil de Goiás deu início às investigações sobre a morte do jornalista João Miranda do Carmo, de 54 anos. Dono do site de notícias SAD Sem Censura, ele foi morto a tiros em Santo Antônio do Descoberto (GO), Entorno do DF, no último domingo (24/7). Depoimentos de familiares da vítima estavam marcados para a manhã desta terça (26). A polícia não descarta o fato de o crime ter sido encomendado.

João fazia denúncias contra o governo do prefeito Itamar Lemes do Prado, adversários políticos e tráfico de drogas. Segundo informações do jornal “O Popular”, ele pretendia ingressar na política ainda este ano ao disputar uma vaga para vereador na cidade pelo PCdoB.

O enteado da vítima teria informado aos policiais que o padrasto sofreu diversas ameaças de morte por conta da profissão. No início deste ano, João teve o carro incendiado para que “parasse de tocar em certos assuntos”.

O jornalista estava em casa quando quatro homens armados chegaram em um veículo vermelho e o chamaram no portão no último domingo. Ao sair para atendê-los, eles atiraram sete vezes. Os suspeitos fugiram e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas João morreu no local.

Repercussão
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) lamentaram o crime e ressaltaram que, além da punição dos responsáveis, é necessário que empresas de comunicação e forças de segurança do país implementem medidas preventivas.

A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) afirmou que “é inadmissível que, em um país democrático, um jornalista seja friamente assassinado por sua atuação profissional ao cumprir a função de informar o cidadão. Esse tipo de violência coloca em risco um dos direitos fundamentais da sociedade: a liberdade de expressão.” (Com informações do jornal O Popular).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?