Morte de Bernardo no DF: veja o que se sabe e o que falta esclarecer
PCDF investiga o caso como latrocínio e afirma já ter identificado um suspeito, cujo nome ainda não foi revelado
atualizado
Compartilhar notícia
O brutal assassinato do jovem Bernardo Brasil Peres, 18 anos, na última sexta-feira (2/9), chocou o Distrito Federal. Esfaqueado no coração em uma praça na QR 208 de Samambaia, o rapaz conversava com a namorada no momento do crime.
Até o momento, o que se sabe é que a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) tipifica o caso como latrocínio — roubo seguido de morte. A linha de investigação é reforçada pelo que disse Anna Lívia Barroso, 19, na noite do crime, e pelas imagens de câmeras de segurança de um lava-jato.
Na filmagem, é possível ver o momento em que dois suspeitos passam pela praça e percebem a oportunidade de realizar o assalto. Um deles, com camisa de manga comprida azul e bermuda, aproxima-se com uma faca e dá um golpe no peito de Bernardo.
Veja
➡️Jovem de 18 anos morre após ser esfaqueado em assalto no DF
Bernardo Brasil Peres estava sentado com a namorada em uma praça em Samambaia, na noite de sexta (2/9), quando foi esfaqueado em um assalto.
Leia: https://t.co/SloeSH4HEM pic.twitter.com/GqQn1q7sVC
— Metrópoles (@Metropoles) September 4, 2022
Ainda não se sabe se a vítima disse algo que possa ter motivado o criminoso a dar a facada ou se, simplesmente, o assassino já tinha intenção de matar.
A 26ª DP (Samambaia Norte) afirma que já identificou um dos autores do crime, mas optou por não divulgar mais informações, para evitar possível interferência nas investigações. Até a última atualização deste texto, a corporação não havia efetuado prisões referentes ao caso.
Sofrimento da mãe
Andréia Melate Brasil, 47 anos, mãe de Bernardo Brasil, afirma que o golpe recebido pelo filho foi fatal porque acertou o coração do jovem.
“A equipe médica disse que ele chegou com vida (ao Hospital Regional de Taguatinga), que foi resgatado rapidamente pelo Corpo de Bombeiros, mas a equipe médica não conseguiu salvá-lo porque a faca acertou o coraçãozinho dele, e não tinha o que fazer”, lamentou a mãe da vítima.
Assista à entrevista:
A vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e levada ao Hospital Regional de Taguatinga, mas não resistiu aos ferimentos. “O dia desta tragédia foi o dia em que ele pediu ela em namoro. Ele estava muito feliz com esse namoro. Eles não mereciam ter passado por isso”, disse.
Andréia conta que Bernardo deu um beijo nela antes de sair para visitar a namorada. O jovem morava com a mãe em Águas Claras e era filho único. No vídeo, a mãe ainda mostrou um bilhete que o filho havia escrito para ela em maio.
“Ele saiu de casa às 14h, e eu pedi: ‘Volta cedo, meu filho’. Sempre explicava que era perigoso ficar até tarde na rua. Ele saiu, fechou a porta, mas voltou para me dar um beijo, e ainda disse: ‘Não me deixou com marca de batom, né, mãe?’. E essa foi a última vez que vi meu filho”, detalhou Andréia.
Ela contou ao Metrópoles que Bernardo terminou o ensino médio no ano passado e estudava para cursar medicina. O sonho do jovem era participar da organização internacional Médico Sem Fronteiras.