metropoles.com

Morre Sebastião Nery, jornalista e deputado cassado na ditadura

Nery se destacou na política e no jornalismo brasileiros. Aos 92 anos, um dos fundadores do PDT morreu, deixando três filhos e uma esposa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Assembleia Legislativa da Bahia
Homem grisalho
1 de 1 Homem grisalho - Foto: Assembleia Legislativa da Bahia

Morreu, na madrugada desta segunda-feira (23/9), o jornalista Sebastião Nery, aos 92 anos. De acordo com a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), ele estava com a saúde debilitada havia quatro meses e o óbito se deu por causas naturais. A cerimônia de cremação será nesta terça-feira (24/9), no Rio de Janeiro.

Em nota, a ABI ressaltou a importância de Nery como “um dos jornalistas políticos mais influentes na época da ditadura militar”. O jornalista também foi deputado, mas teve o mandato cassado em 1964 pelo regime militar. Ele foi preso e chegou a perder os direitos políticos em meio à repressão do período.

Nery nasceu em 1932, em Jaguaquara (BA) e estudou jornalismo em Minas Gerais, em 1950. Em 1963, Nery foi eleito deputado estadual pela Bahia. No estado, a assembleia legislativa decretou luto oficial de dois dias em homenagem ao baiano.

Durante o período que passou fora da política, Sebastião Nery atuou em veículos como TV Globo, Folha de S.Paulo e TV Bandeirantes. Com a anistia, o jornalista se aliou a Leonel Brizola na fundação do Partido Democrático Trabalhista (PDT) e foi eleito deputado federal pelo Rio de Janeiro em 1983.

Nas redes sociais, o governador de Brasília, Ibaneis Rocha (MDB), prestou homenagem ao jornalista. “Sebastião Nery está eternizado na galeria dos maiores jornalistas políticos e além disso foi, ele próprio, um político, desempenhado função pública com o mesmo espírito que sempre se destacou na profissão”, destacou o chefe do executivo em homenagem.

Nery deixou esposa e três filhos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?