Morre Roberto Aguiar, ex-reitor da Universidade de Brasília
Aguiar também foi secretário de Segurança do DF e do Rio de Janeiro. Em nota, UnB lamentou o falecimento e decretou luto de três dias
atualizado
Compartilhar notícia
Morreu na madrugada desta sexta-feira (12/07/2019) Roberto Aguiar, ex-reitor e professor emérito da Universidade de Brasília (UnB). Ele também foi secretário de Segurança do Distrito Federal e do Rio de Janeiro. O falecimento foi confirmado pela instituição de ensino superior, por meio de nota.
Roberto Aguiar era professor titular da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília. Ingressou na instituição em 1989, como procurador-chefe e professor do Instituto de Ciência Política e Relações Internacionais.
Em 2008, após indicação do Conselho Universitário (Consuni), foi nomeado reitor pro tempore (temporariamente). Assumiu o comando da entidade depois de uma crise deflagrada com denúncias de envolvimento do ex-reitor Thimothy Mulholland no desvio de verbas de recursos destinados a pesquisas. Ao ter seu nome indicado, Aguiar listou suas três prioridades: liberar o prédio da Reitoria – ocupado por mais de duas semanas por estudantes –, rever as contas da UnB e os contratos das fundações de apoio à universidade.
Aguiar participou da criação da Universidade Estadual do Pará, da Universidade Metodista de Piracicaba e também foi professor titular da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Pará. Ao longo da carreira, publicou mais de 40 obras, entre livros e artigos sobre segurança e direito.
“A universidade decreta luto oficial de três dias e se solidariza com os familiares e amigos do professor, desejando que todos possam encontrar conforto neste difícil momento”, destacou a nota, assinada pela reitora, Márcia Abrahão, e pelo vice-reitor, Enrique Huelva.