Morre Pequi, loba-guará órfã que passou 2 anos em reabilitação no Zoo
Lobá-guará Pequi, que sensibilizou moradores do DF após morte da mãe e 2 anos em reabilitação, acabou morrendo atropelada na BR-080
atualizado
Compartilhar notícia
Uma loba-guará que sensibilizou moradores do Distrito Federal acabou morrendo atropelada na BR-080. A Pequi, como era chamada, perdeu a mãe na Bahia e foi resgatada e cuidada em Brasília, passando por um processo de reabilitação de dois anos com cuidadores do Zoológico e da ONG Jaguaracambé. Ela conseguiu sobreviver com força e saúde, até ser devolvida ao habitat natural, em abril deste ano.
O projeto de soltura emocionou quem esteve com a loba-guará Pequi durante os dois anos de cuidado. Ela foi devolvida para a natureza em uma ação coordenada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Desde então, ganhou quase 2 kg e, em todos os monitoramentos, estava sempre muito bem.
Segundo a ONG Jaguaracambé, que coordenou o projeto de reabilitação e a restreava por um rádio-colar, Pequi andava há 3 meses pela região de Padre Bernardo (GO), entre duas fazendas.
“Descansava na sombra das matas, comia cajuzinho, lobeira, tomava água nos riachos e caçava ratinhos. Nesta última semana, saiu do local e andou muito durante a noite. Ao atravessar a rodovia BR-080, já conhecida dela, foi atingida por um veículo por volta de meia-noite”, lamentou a ONG, em nota.
A recuperação
A loba recebeu cuidados de mais de 30 técnicos da ONG Jaguaracambé durante o período de recuperação. Os profissionais se dedicaram por mais de 24 meses para que o contato de Pequi com o meio externo fosse o mais natural e seguro possíveis.
Alimentação com frutos do Cerrado, pouco contato com humanos e um período longo de adaptação foram cruciais para que ela estivesse preparada para a soltura.
“Não temos palavras para expressar a nossa dor. Perdemos a nossa Pequi. Tínhamos tantos planos e ela, com certeza, também. Sonhávamos com filhotinhos e com a possibilidade de acompanhá-la ainda por algum tempo”, finaliza a ONG.