metropoles.com

Morre o ator e diretor brasiliense Andrade Junior

Artista foi vítima de um infarto durante a madrugada, segundo amigos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
andrade
1 de 1 andrade - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O ator Andrade Junior, famoso na cidade por sua participação em diversas peças de teatro, campanhas publicitárias e filmes, faleceu na madrugada deste sábado (04/05/2019). Segundo informações de familiares, ele sofreu um infarto.

“É com muito pesar que informo sobre o falecimento do Andrade no início da manhã. A passagem dele foi inesperada, mas amorosa e leve, como ele sempre foi”, disse ao Metrópoles a sobrinha do cearense radicado em Brasília desde 1959. Ainda não foram divulgadas notícias sobre o velório e sepultamento do ator.

Carismático e figura onipresente em curtas-metragens de jovens cineastas do Distrito Federal, chegou a somar mais de 100 produções de audiovisual no currículo. Em 2014, o ator foi homenageado durante o 3º Festival Curta Brasília, na mostra O Cinema de Andrade Junior, com a exibição de parte de suas obras, como Defunto Vivo (1992), Tepê (1999), Macacos me Mordam (2005) Nada Consta (2007) e O Egresso (2011).

4 imagens
1 de 4

Reprodução/Facebook
2 de 4

3 de 4

4 de 4

O artista colecionava participações relevantes no cinema nacional também. Em 2018, por exemplo, contracenou com Dira Paes na gravação do ainda inédito longa-metragem Pureza, dirigido por Renato Barbieri. Na obra em questão, Andrade interpretou um senhor de escravos da era moderna.

A importância do intérprete, mais uma vez, foi reconhecida em 2016, quando os cineastas Érico Cazarré e Victor Pennington produziram um documentário sobre sua vida e obra, intitulado A Louca História de Andrade Junior.

Séries globais
Fora do reduto cinéfilo dos festivais, Andrade Junior ganhou notoriedade por participar de dois especiais de fim de ano da TV Globo. O primeiro deles foi em 2017, no filme Meio Expediente. O longa conta a história de um servidor público que ficou de fora de um bolão premiado na firma. Andrade deu vida a Gadelha, uma espécie de Papai Noel da vida real.

Ana passado, o artista voltou a estampar a telinha da emissora carioca: em Fuga de Natal, atuou em companhia de colegas de mais de 40 anos de tablado, como Chico Sant’Anna, Paula Passos e João Antonio.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?