metropoles.com

Morre José Alejandro Arce, primeiro médico do Hran vítima da Covid-19

O médico faleceu na madrugada desta quinta-feira (19/11). Nesta manhã, o Conselho Regional de Medicina emitiu nota de pesar

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
CRM/ Reprodução
José Alejandro Arce médico
1 de 1 José Alejandro Arce médico - Foto: CRM/ Reprodução

O médico José Alejandro Arce, 56 anos, que trabalhava no Hospital Regional da Asa Norte (Hran), morreu vítima do novo coronavírus na madrugada desta quinta-feira (19/11). O profissional é o primeiro médico da unidade, referência no atendimento a pacientes com a doença, a falecer por conta da Covid-19, segundo o Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF). 

O CRM-DF emitiu nota de pesar na manhã desta quinta. De acordo com a entidade, José começou a trabalhar na instituição em julho, no auge da pandemia. “O Conselho lamenta profundamente a perda desse grande médico, que dedicou a vida a levar saúde à população”, diz o texto.

“Ele foi um herói durante todo seu trabalho aqui, no Hran. Nós externamos nossas condolências e sentimentos aos familiares. Estamos consternados e queremos nos juntar, neste momento, à dor da família”, relatou o diretor do Hran e conselheiro do CRM-DF, Ulysses Rodrigues de Castro.

O médico, com especialidade em cirurgia geral e ginecologia, atuava no Hran como clínico geral. Por meio de nota, a Secretaria de Saúde do DF também lamentou o falecimento do profissional de saúde.

“Arce tinha 56 anos e entrou na SES em julho, por meio do contrato temporário, para compor o quadro de profissionais da saúde no combate ao coronavírus. A pasta se solidariza com a família de José Alejandro Arce, que foi um herói ao se prontificar a ajudar no combate à doença na linha de frente”, ressaltou.

4 imagens
Transporte de passageiro com Covid-19
Ocupação de UTIs Covid na rede pública está em 76%
1 de 4

Hugo Barreto/Metrópoles
2 de 4

Transporte de passageiro com Covid-19

Rafaela Felicciano/Metrópoles
3 de 4

Ocupação de UTIs Covid na rede pública está em 76%

Rafaela Felicciano/Metrópoles
4 de 4

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Mortes por Covid-19 no DF

A média móvel de mortes por Covid-19 no Distrito Federal caiu nessa quarta-feira (18/11), chegando a 8,1. Na comparação com a média móvel apurada há 15 dias, houve uma queda de 1,7%, o que indica estabilidade na quantidade de mortes.

Devido ao tempo de incubação do novo coronavírus, adotou-se a recomendação dos especialistas no sentido de comparar a média móvel do dia com a de duas semanas atrás. As oscilações no número de mortes ou de casos de até 15% para mais ou para menos caracterizam invariabilidade.

Desde o início da pandemia de coronavírus, o DF já notificou 221,5 mil contaminações e 3.845 óbitos em decorrência da doença. Nessa quarta-feira, foram registradas 8 mortes e 495 novas infecções.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?