metropoles.com

Morre João Cláudio Todorov, ex-reitor da UnB e referência na psicologia

Na segunda gestão dele, foi lançado o Programa de Avaliação Seriada (PAS). Também fundou a Sociedade Brasileira de Psicologia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Portal Comporte-se de Psicologia
ex-reitor da UnB
1 de 1 ex-reitor da UnB - Foto: Portal Comporte-se de Psicologia

Morreu, na madrugada desta quarta-feira (7/7), devido a complicações de uma doença pulmonar crônica, o ex-reitor da Universidade de Brasília (UnB) João Cláudio Todorov (foto em destaque), 80 anos. Todorov exerceu o cargo por dois períodos, em 1989 e entre 1993 a 1997.

Natural de Santo Anastácio (SP), o ex-reitor nasceu em 8 de junho de 1941. Em 1962, concluiu o bacharelado em psicologia na Universidade de São Paulo (USP) e, no ano seguinte, a licenciatura. Tornou-se doutor em psicologia pela Arizona State University (ASU – Arizona, EUA), em 1969.

Entre 1974 e 2000, foi professor da Universidade de Brasília. De 1975 a 1976, dirigiu e administrou o Instituto de Psicologia da UnB. Lecionou, em 1977, na Universidade Nacional Autônoma do México no curso de pós-graduação em psicologia.

Em 1979, atuou como diretor do Instituto de Ciências Humanas (IH) da UnB. Em 1985, foi decano de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade. Esteve na direção e administração do Instituto de Psicologia (IP) da UnB entre 1991 e 1993. Em 1999, assumiu a direção do Centro de Excelência em Turismo (CET) da UnB, onde ficou até 2001.

Marcado pela característica de convicção democrática e compromisso com o bem social, o mandato de Todorov à frente da UnB marcou a abertura da instituição no período noturno – o que possibilitou acesso de novos estratos da sociedade ao nível superior na universidade pública.

Lançamento do PAS

Também durante a gestão dele, em 1995, foi lançado o Programa de Avaliação Seriada (PAS), desenvolvido em conjunto com representantes de escolas locais, governo local e representantes de professores.

Entre outros feitos, Todorov também foi um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Psicologia e precursor do ensino personalizado de psicologia na UnB, ao lado de outros professores. Atuou em periódicos científicos e tornou-se referência em análise do comportamento.

A dedicação a temas sociais provou-se pelo envolvimento com a campanha de educação para o trânsito em Brasília, que resultou, entre outros ganhos, no estabelecimento da prática de o motorista parar na faixa de pedestres.

Com informações da UnB

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?