Morre general Cândido Vargas Freire, ex-secretário de Segurança do DF
Militar, que ocupou a pasta na gestão Arruda, faleceu na noite dessa sexta-feira (26/1), em Florianópolis, vítima de um ataque cardíaco
atualizado
Compartilhar notícia
O general do Exército e ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal Cândido Vargas Freire morreu na noite dessa sexta-feira (26/1), aos 82 anos, em Florianópolis (SC), vítima de uma parada cardíaca. O militar ocupou a pasta na primeira gestão do ex-governador José Roberto Arruda (PR).
Segundo pessoas próximas à família, o corpo do general será cremado neste domingo (28), na cidade de Palhoça, em Santa Catarina.
Gaúcho do município de Dom Pedrito e sobrinho-neto do ex-presidente Getúlio Vargas, Freire passou 18 meses à frente da Secretaria de Segurança do Distrito Federal, logo no início da gestão Arruda, em 2007. Ao Metrópoles, o ex-governador lamentou a morte do general. “Era um bom homem. E foi um grande secretário”, disse.
Freire também ocupou o mesmo cargo no Ceará, em duas das três gestões do então governador e hoje senador Tasso Jereissati (PSDB).Na carreira militar, atuou como mediador no conflito entre Equador e Peru, em 1995. Também trabalhou para o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) em projetos de avaliação de segurança. Um de seus filhos, Marcus Vinícius, fez parte da “geração de prata” do vôlei brasileiro na década de 1980.