Morre a girafa Yvelise, do Jardim Zoológico de Brasília
O animal tinha sete anos e foi diagnosticado com necrose no cólon causada pela torção de uma das alças intestinais
atualizado
Compartilhar notícia
Morreu nesse sábado (24/3) a girafa Yvelise, no Jardim Zoológico de Brasília. O comunicado foi feito neste domingo (25) no site da instituição. O animal tinha sete anos e teve necrose no cólon causada pela torção de uma das alças intestinais.
Desde o dia 21 de março, Yvelise estava apática e com falta de apetite. A partir daí, passou a ser acompanhada por especialistas. Exames identificaram alterações renais e desidratação que, junto com os sintomas clínicos observados, acrescidos de defecação insuficiente, culminaram em um quadro sugestivo de obstrução do trato gastrointestinal.No dia 23, a equipe que cuidava de Yvelise optou por uma cirurgia no abdômen para identificar a origem da obstrução e realizar, caso fosse possível, a remoção. “Neste sábado (24), durante o procedimento, foi detectada uma necrose no cólon maior em consequência de uma torção de uma das alças intestinais, sendo este o fator que levou o animal a óbito”, informou o zoo.
O material genético foi coletado e Yvelise será taxidermizada. “Toda a equipe do Zoológico de Brasília encontra-se sentida com a ocorrência, considerada uma fatalidade”, informou a instituição.