metropoles.com

Moradores do Lago Sul cobram mais participação no projeto Orla Livre

Representantes afirmam que participação popular é restrita e projetos apresentados não atendem sugestões da sociedade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
orla
1 de 1 orla - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Lançado na última quinta-feira (8/12), o Programa Orla Livre prevê a revitalização do Lago Paranoá, com a instalação de equipamentos de lazer e parcerias para bares e restaurantes à beira do espelho d’água. Entretanto, moradores da região reclamam da falta de participação popular na escolha dos projetos.

Representantes dos moradores alegam que não houve reuniões suficientes com a população para debater os planos e que o portal do programa conta apenas com uma enquete com questões pré-determinadas. “Embora já haja manifestação da Justiça sobre a necessidade da realização de audiências públicas em intervenções desta magnitude em áreas de conservação, o GDF insiste em realizá-las de modo unilateral, sem se preocupar com as consequências para o meio ambiente e as futuras gerações que serão afetadas pelas obras”, argumenta o presidente da Associação da QL 12, Marcos Drumond Coelho.

Coelho ainda afirma que foram apresentadas cinco versões para o plano de revitalização da orla, mas nenhum com a efetiva participação popular. “As ações foram realizadas em total desrespeito à legislação, que obriga a consulta à comunidade por meio de audiências públicas”, acredita  o representante.

O secretário-adjunto de Casa Civil e coordenador do projeto, Fábio Pereira, entretanto alega que os debates com a população ainda acontecerão. “Escolhemos fazer as reuniões após a divulgação do programa, para que as reivindicações fossem mais organizadas. Oferecemos o canal digital para manifestação, mas haverá também encontros com moradores, associações e administrações antes de definir qualquer termo de referência”, defende-se.

Segundo Pereira, há três formas da população manifestar-se sobre o tema. Um é a enquete, com pontos mais abrangentes sobre o que o cidadão gostaria de ter na orla. Ainda no site é possível cadastrar-se para enviar sugestões, críticas ou ressalvas relativas ao termo de referência que será usado para os editais de parcerias para a orla. “O termo é um conjunto de diretrizes para as obras futuras. Assim, as pessoas podem dar detalhes de cada localidade e o que acreditam que possa ou não ter no local”, esclarece o secretário adjunto. A participação nesses meios poderá ser feita até o dia 8/1 do próximo ano.

Além da consulta digital, o coordenador do programa garante que serão feitas reuniões nos próximos meses com entidades diversas. “Nesta semana nos encontraremos com administrações regionais e com a Secretaria das Cidades para estabelecer cronogramas de audiências com grupos variados, de modo a ouvir a demanda de cada um”, explica.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?