Após quatro horas de protesto, manifestantes liberam a DF-001
Ato teve início por volta das 5h desta quarta (21/11). Manifestação é contra possível derrubada de casas na região
atualizado
Compartilhar notícia
Moradores do Assentamento 26 de Setembro, em Taguatinga, fecharam a DF-001 na manhã desta quarta-feira (21/11). O grupo é contra a possível derrubada de casas na região.
Segundo informações do Centro de Controle Operacional do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), a manifestação interditou a via nos dois sentidos.
O ato começou por volta das 5h. Os manifestantes fecharam as ruas e atearam fogo em pneus e restos de madeira. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros foram acionados e estavam no local por volta das 7h10.
Duas viaturas de combate à incêndio e 12 militares atuaram no local para apagar as chamas. Às 9h15, a pista foi liberada.
Assista aos vídeos:
Protesto
O presidente da Associação de Moradores de Vicente Pires (Amovipe), Gilberto Camargos, está no local e informou que os moradores pretendem ficar na região até que o governo se manifeste.
“Por vingança, o GDF determinou que seja derrubado casas construídas no período dos últimos cinco anos aqui no assentamento. Nós conseguimos um relatório final do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) dizendo que o espaço não faz parte da Floresta Nacional (Flona). Não vamos aceitar que destruam essas casas. Vamos permanecer aqui até recebermos retorno”, afirmou.
Durante a campanha deste ano, o assentamento ganhou holofotes após o candidato ao GDF e hoje governador eleito Ibaneis Rocha (MDB) prometer, durante agenda, reconstruir residências demolidas pela Agência de Fiscalização do DF (Agefis) na região.
Um vídeo com a fala do então postulante ao Palácio do Buriti circulou em grupos de WhatsApp no dia 1º de outubro. Adversários entraram na Justiça contra o emedebista, alegando suposto abuso de poder econômico pelo então candidato.
Acionada, a Agência de Fiscalização do DF (Agefis) informou que está sendo realizada, nesta quarta, ação de combate a grilagem de terras na área do Setor Complementar de Indústria e Abastecimento (SCIA) e não no Assentamento 26 de Setembro.
“Estão sendo desobstruídos barracos precários e recentes, além de desconstituídos mais de 300 lotes já demarcados. Ações de pronta resposta, como esta, acontecem todos os dias em todo o território do DF”, disse a Agefis por meio de nota.