Moradores do Altiplano Leste protestam em frente ao Palácio do Buriti
Segundo a Polícia Militar do DF, cerca de 50 pessoas estão reunidas no ato na noite desta quinta-feira (18/8). Manifestantes lutam contra a operação de derrubadas no residencial — iniciada na última segunda-feira (15)
atualizado
Compartilhar notícia
Cerca de 50 moradores do condomínio Estância Quintas da Alvorada estão reunidos em frente ao Palácio do Buriti na noite desta quinta-feira (18/8). Desde a última segunda-feira (15/5), os proprietários dos lotes tentam impedir que equipes da Agência de Fiscalização do DF (Agefis) cumpram uma operação de derrubada no residencial, que fica no Altiplano Leste, entre o Lago Sul e o Paranoá.
Durante o protesto, os manifestantes chegaram a interditar todas as faixas da N1. O trânsito ficou bloqueado por alguns minutos, o que causou congestionamento no local. Policias Militares negociaram com o grupo e conseguiram liberar a via.Segundo a corporação, cinco pessoas que estavam no ato foram chamadas para conversar com representantes do Governo do Distrito Federal.
Entenda o caso
Residências do condomínio Estância Quintas da Alvorada estão, desde segunda (15), na mira dos tratores. Segundo a Agefis, os imóveis foram construídos em área pública.
De acordo com o órgão, a operação cumpre determinação judicial decorrente da ação civil pública 29.041/94. Aproximadamente 200 outras edificações no condomínio realizadas após julho de 2014 também devem ser derrubadas.
A Agefis explicou que o terreno, de 2.313.122 metros quadrados, pertence à Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) e vinha sendo ocupado irregularmente desde 2008.
Os donos dos imóveis, no entanto, se mobilizam para interromper a derrubada. Eles dizem estar indignados com a operação. Os moradores alegam que em novembro de 2014, Rodrigo Rollemberg (PSB), então candidato ao governo do DF, esteve no local e prometeu que não haveria a derrubada de casas na região. Divulgaram, inclusive, um vídeo da promessa.