metropoles.com

Moradores de Samambaia ficarão sem água por sete horas

Segundo a Caesb, 16 mil moradores das quadras localizadas nas áreas mais altas de Samambaia ficarão sem água até a meia-noite desta segunda-feira (3/10). O motivo, informa a empresa, é a queda de energia na Barragem do Descoberto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Tony Winston/Agência Brasília
barragem do descoberto
1 de 1 barragem do descoberto - Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Moradores das quadras localizadas em regiões mais altas de Samambaia estão sem água desde as 17h30 desta segunda-feira (3/10). O motivo, segundo a Companhia de Saneamento do Distrito Federal (Caesb), não está relacionado ao racionamento e, sim, à queda de energia da Barragem do Descoberto, uma das fontes de abastecimento do Distrito Federal. Pelo menos 16 mil pessoas serão prejudicadas, segundo cálculos da própria empresa.

A Caesb informa que a queda de energia interrompeu o trabalho na barragem por uma hora e meia nesta segunda. “Esse fato levou a companhia a ter menor pressão na rede de abastecimento de água, prejudicando o abastecimento da parte alta de Samambaia”, explica a empresa. O abastecimento foi interrompido às 17h30 e será normalizado à meia-noite desta segunda, ainda de acordo com a Caesb.

A companhia pede aos moradores que, na medida do possível, façam uso racional da água para facilitar a recuperação plena e equilibrada do sistema. O DF enfrenta a pior crise hídrica dos últimos 30 anos. O nível do reservatório do Descoberto está em 32,42% da sua capacidade, e o de Santa Maria, em 47,09%.

A situação é crítica e provocou algumas medidas duras por parte do governo, como a tarifa de contingenciamento de água. Se os níveis dos reservatórios ficarem abaixo de 25% e a população não economizar água poderá pagar até 20% a mais na conta cobrada pela Caesb.

Confira as quadras prejudicadas

Quadras ímpares de Samambaia: 101, 103, 201, 203, 301 e 305 – conjuntos 1 ao 6
Quadras pares: 104, 106, 108, 110 – QR, 202, 204, 206, 306 e 308

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?