Morador de Brasília vai ao cinema uma vez a cada 4 meses, diz pesquisa
Segundo o estudo sobre hábitos culturais, a frequência de idas ao cinema está majoritariamente ligada a dois fatores: idade e renda familiar
atualizado
Compartilhar notícia
Uma pesquisa sobre hábitos culturais, divulgada pelo Observatório de Políticas Públicas (ObservaDF), revela que os moradores da capital federal vão ao cinema, em média, uma vez a cada quatro meses.
Segundo o estudo, a frequência de idas ao cinema está relacionada a dois fatores: idade e renda familiar.
Pessoas de 60 anos ou mais vão ao cinema uma vez por ano, já os que têm de 45 e 59 anos vão uma vez a cada 10 meses. Aqueles entre 16 e 24 anos frequentam o espaço uma vez a cada 2 meses, ou seja, no intervalo de três meses elas vão em média 1,5 vezes.
Quando observa-se o padrão de acesso por renda familiar, a pesquisa aponta que pessoas vivendo em famílias com renda familiar superior a 10 salários-mínimos vão no cinema uma vez a cada dois meses.
Por sua vez, aqueles que vivem com até um salário-mínimo vão no cinema uma vez a cada sete meses, o que reduz significativamente a frequência desse grupo no espaço cultural.
Frequência semanal de filmes e séries
Quando se trata de acesso a filmes e séries de televisão, quase a integralidade das pessoas, 95%, assiste a séries ou filmes em casa, seja na TV, no computador, no celular, ou no tablet.
Aqui, destacam-se duas variações em relação à renda. Pessoas que residem em áreas de renda mais baixa assistem com maior frequência a filmes e séries em outro lugar que não em casa, com outras pessoas, em trânsito, no cinema ou em festivais.
Em localidades de renda alta esse percentual é de apenas 3%. Os moradores de regiões administrativas com renda mais baixa também assistem mais a séries ou filmes em trânsito, com 17%, o que indica algo já sinalizado por outras pesquisas em relação ao tempo gasto com deslocamento das áreas mais afastadas do plano piloto.
No geral, 41% das pessoas não assistem a nenhum filme durante a semana, 33% assistiram entre 1 e 2 dias por semana, 16% diariamente ou quase diariamente e 2% assistiram várias vezes ao dia.
De acordo com a pesquisa, não existe uma divisão por classe ou renda marcante, entretanto a divisão por idade é bastante acentuada.
No grupo entre 16 e 24 anos apenas 23% não assistiram nenhum filme durante a semana, ao passo que, entre pessoas com 60 anos ou mais, 64% não assistiram nenhuma série ou filme.
Por fim, percebe-se que a probabilidade de assistir filmes ou séries é afetada apenas pela idade, negativamente, ou seja, mais jovens assistem mais.